Cidade

Dengue, covid-19 ou gripe? entenda diferenças e perigos da automedicação

05 mar 2024 às 20:06

A dengue não é uma doença respiratória, mas nos dois primeiros dias de sintomas ela pode ser facilmente confundida com gripe e covid-19. Os sintomas iniciais dessas doenças, como febre, cansaço e dor no corpo, são semelhantes. Por isso, a recomendação é sempre buscar atendimento médico antes de se medicar, principalmente em caso de suspeita de dengue.

  

O médico pneumologista, Cláudio Rezende, explica a importância do diagnóstico correto e o mais cedo possível. “Para a dengue, a gente não tem um remédio específico, mas a gente tem alguns remédios que são contraindicados, por exemplo, os anti-inflamatórios. Já para a influenza, a gente tem remédio específico. Para o coronavírus, dependendo da faixa etária, também tem remédio. Então, quanto antes fizer o diagnóstico, antes a conseguimos limitar os sintomas, a evolução da doença e o tratamento correto”, explicou o pneumologista.

 

A vacinação para dengue ainda não é uma medida preventiva em nível populacional, já que as doses ainda são limitadas. Por outro lado, a covid e a gripe têm imunizantes. Por isso, o especialista alerta para a importância de colocar a vacinação em dia. “No Brasil, ainda tem um déficit vacinal muito grande. Os pacientes não estão se vacinando para o coronavírus e para a influenza. Para o coronavírus aqui no Brasil, ainda está tendo uma média de 200 mortes por semana. Ainda é muita coisa e é uma doença prevenível por vacina”, disse o médico.