Cidade

Depen pretende reforçar protocolos de segurança em Cascavel

09 jan 2025 às 12:02

A morte de dois apenados do sistema prisional de Cascavel, que estavam prestando serviço externo, gerou debates sobre os benefícios concedidos a pessoas privadas de liberdade. Os homicídios, que ocorreram em plena luz do dia, chamaram a atenção para a segurança envolvida nesse tipo de regime.


O primeiro caso aconteceu na última segunda-feira, em frente à Prefeitura de Cascavel, onde Thiago Alexandro, que realizava serviços de jardinagem no canteiro do paço municipal, foi surpreendido por disparos e morreu no local. O segundo homicídio foi registrado na terça-feira, quando outro apenado, em horário de trabalho, deixou o local e foi encontrado morto minutos depois, no Bairro Cascavel Velho.


A Polícia Penal do Paraná, em coletiva de imprensa, esclareceu que, apesar de ambos os envolvidos serem apenados, os crimes não estão relacionados. A segurança e o monitoramento dos apenados que prestam serviços externos são responsabilidade do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) e das empresas que os contratam.


O benefício de trabalho externo, que visa a ressocialização dos presos, é concedido a apenados que demonstram aptidão para a reintegração à sociedade. Após os homicídios, o Depen anunciou que reforçará os protocolos de segurança para evitar novos incidentes desse tipo.