Depois de muitos pedidos de feirantes e frequentadores, as feiras livres e noturnas de Londrina voltaram a receber banheiros químicos a partir desta quinta-feira (17). Os sanitários são disponibilizados por uma empresa terceirizada contratada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) por meio de licitação. As feiras estavam sem banheiros químicos desde 2017.
O início da prestação do serviço ocorre na feira do Jardim Leonor, realizada na zona oeste, entre as ruas Jacarandá, Amendoinzeiro e do Pinho.
De acordo com o contrato firmado entre o município e a empresa londrinense Eficaz Locadora Ltda, vencedora do processo licitatório, será disponibilizado pelo menos, dois sanitários químicos, sendo um masculino e outro feminino, em cada feira da cidade. Ficará a cargo da empresa contratada o transporte, montagem, desmontagem, limpeza e materiais para higiene.
CMTU publica edital para contratação de empresa para fornecer banheiros químicos em feiras livres
A feira do “Cincão”, organizada aos domingos na Avenida Saul Elkind, na região norte, por contar com um número maior de feirantes e frequentadores, terá quatro banheiros, um par por gênero.
O diretor de Operações da CMTU, Álvaro do Nascimento, contou que a instalação dos banheiros era uma reivindicação antiga dos usuários e devido a entraves burocráticos e administrativos no processo anterior, ainda no ano de 2015, todos devidamente superados, foi possível a contratação dos serviços.
“A disponibilização dos sanitários químicos visa dar mais comodidade a população que frequenta nossas feiras livres. Percebemos que as feiras livres tem sido frequentadas por famílias que além de realizaram compras de produtos, tem aproveitado para passearem como mais um espaço de lazer. Nosso esforço é para que o ambiente das feiras seja o mais harmonioso possível”, ressaltou Nascimento.
Feirantes e CMTU divergem sobre prazo para instalação de banheiros químicos
Empresário cede banheiro químico para feirantes em Londrina
Londrina tem 43 feiras semanais. Nem todas receberam os banheiros. Conforme a CMTU, o critério utilizado para a escolha das feiras que foram contempladas com o equipamento foi o número de feirantes e frequentadores.
Cronograma
Às segundas-feiras, os sanitários serão alocados na feira livre do Leonor. Às terças, nos bairros Califórnia e Londrilar. Às quartas-feiras, será a vez das feiras do Interlagos e da Vila Nova receberem as estruturas.
Às quintas, os banheiros serão instalados nas feiras do Roseira, Bancários e avenida São Paulo. A feira da rua Santos e a do jardim do Sol contarão com os toaletes às sextas-feiras, enquanto os bairros Aeroporto e Bandeirantes, além da rua São Vicente, serão equipados com o suporte aos sábados.
Realizadas no estacionamento do Zerão e ao lado da praça da avenida Inglaterra, no jardim Igapó, as feiras noturnas – também conhecidas como feiras da Lua – terão os sanitários às quartas e quintas-feiras, respectivamente.
Já as feiras do “feito à mão”, que ocorrem no Calçadão da avenida Paraná e são voltadas, principalmente, à comercialização de artesanato, poderão dispor das estruturas às sextas-feiras, sábados e segundas.
Durante todo o período de duração do contrato, a CMTU irá fiscalizar a prestação do serviço.