A preservação da chaminé da antiga Serraria e Cerâmica Mortari é fundamental como homenagem aos pioneiros, monumento da história de Londrina e uma referência de uma época para as atuais e as futuras gerações. É a opinião do deputado estadual Tercilio Turini, que enviou documento aos responsáveis por obras onde está localizada a chaminé, solicitando a busca de uma solução conjunta com poder público e comunidade para garantir a manutenção da chaminé construída em 1936.
"A chaminé é um grande marco que desponta na memória afetiva dos londrinenses, para aqueles que viveram na época da construção e também as pessoas mais novas que buscam conhecer como foi o passado e a evolução de Londrina" - aponta o deputado.
O documento ao presidente da empresa informa que a chaminé que agora em 2024 completa 88 anos indicava o complexo da família de Amadeu Mortari, que fabricava muito do que foi usado nas casas, no comércio e em todo tipo de construção da cidade que começava a se formar.
O deputado ressalta que Londrina vai completar 90 anos no próximo dia 10 de dezembro e a preservação da chaminé pode ser um grande presente para a cidade na comemoração das nove décadas de fundação do município.
O terreno é particular e será construído um espaço que deve abrigar uma rede de farmácias, porém o terreno não pertence à rede.