O deputado estadual cascavelense Oziel Luis, conhecido como Batatinha e também apresentador do programa Tempo Quente na TV Tarobá, apresentou um projeto na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) que propõe a criação da Delegacia de Delitos de Trânsito de Cascavel.
Atualmente, esse tipo de delegacia existe apenas nas três maiores cidades do estado: Curitiba, Londrina e Maringá. O projeto foi elaborado logo após o mês de maio, que registrou recordes de violência no trânsito em Cascavel: foram 9 mortes e diversos acidentes graves — o maior número para o período desde 2020.
O que chama a atenção é que o mês mais violento no trânsito foi registrado justamente durante o Maio Amarelo, campanha nacional que visa conscientizar sobre os perigos e as causas de acidentes nas vias.
A proposta do deputado Batatinha visa atender ao crescimento de Cascavel e de toda a região, considerando que atualmente muitas equipes da Delegacia Cidadã acumulam outras demandas e não conseguem dar conta exclusivamente dos crimes de trânsito.
Segundo o deputado, ele não poderia ficar de braços cruzados diante dos números alarmantes. Batatinha citou, inclusive, o grave acidente que vitimou Franciele dos Santos na última sexta-feira (31), após um motorista avançar a preferencial e atingir a motocicleta conduzida pela jovem. Ainda de acordo com ele, nos primeiros seis meses de 2025, Cascavel registrou um aumento de 16% nas mortes no trânsito em comparação com o mesmo período de 2024.
O parlamentar defende que a criação de uma delegacia especializada, com equipes dedicadas exclusivamente às investigações de crimes de trânsito, agilizaria a resolução dos casos e fortaleceria a responsabilização dos culpados — algo essencial diante do crescimento contínuo no número de acidentes.