Foi realizado na manhã desta quinta-feira (15), em Toledo o velório do deputado Federal, José Carlos Schiavinato.
O corpo chegou na Prefeitura por volta das 9h, onde a cerimônia foi aberta para familiares, amigos e moradores prestarem as últimas homenagens. Já às 11h aconteceu o translado até a Catedral Cristo Rei para a continuação do velório.
Às 16 horas será realiza uma missa de corpo presente. Logo em seguida o sepultamento acontece no cemitério Municipal Cristo Rei juntamente com as exéquias a Marlene de Fátima Schiavinato.
A prefeitura de Toledo decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-prefeito toledano, por dois mandatos, e ex-deputado estadual José Carlos Schiavinato, ocorrido na noite da terça-feira (13), vítima de complicações da covid-19. Atualmente, Schiavinato ocupava o cargo de deputado federal. Ele foi prefeito de Toledo entre os anos 2005-2008 e 2009-2012
Schiavinato estava internado desde o dia 3 de março, em Brasília. A mulher dele, Marlene Schiavinato também morreu vítima da doença, no dia 12 de março. O deputado não chegou a ser informado da morte da mulher, segundo a assessoria.
Schiavinato nasceu em Igaraçu, na região metropolitana de Maringá, mas fez carreira política no oeste do Paraná.
Ele também teve participação destacada na fundação para o desenvolvimento científico e tecnológico de Toledo, no conselho regional de engenharia e arquitetura do paraná (Crea/PR) e na frente nacional de prefeitos.
Nas eleições de 2018, Schiavinato foi eleito deputado federal do Paraná, com 75.540 Votos.
Ele deixa dois filhos e seis netos.