O Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran-PR) vai acabar com a exigência da manobra de baliza como critério eliminatório no exame prático para a primeira habilitação no estado. A mudança será oficializada por meio de uma portaria e integra um pacote de alterações no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
De acordo com o Detran-PR, a atualização dos procedimentos do teste prático de direção tem como objetivo concentrar a avaliação nas habilidades que realmente impactam a segurança viária. A proposta é dar mais atenção a comportamentos de risco comuns no trânsito, como excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas, não uso do cinto de segurança, direção sob efeito de álcool e o uso do celular ao volante.
Segundo o órgão, a maioria dos acidentes graves não está relacionada à dificuldade de estacionar veículos, o que motivou a retirada da baliza da lista de exigências para a aprovação no exame. A decisão, no entanto, divide opiniões entre motoristas e candidatos à habilitação.
A aposentada Liamar, que tirou a CNH em 1981, lembra que, na época, não era obrigatória a passagem por uma autoescola para obter a habilitação. Para ela, apesar das mudanças, a exigência de critérios rigorosos no processo continua sendo fundamental para garantir a segurança no trânsito.
Além do fim da baliza como critério eliminatório, a portaria do Governo do Estado traz outras mudanças importantes. Entre elas estão a renovação automática e gratuita da CNH Digital para condutores sem pontos na carteira nos últimos 12 meses, o aumento do tempo do exame teórico para 60 minutos e adaptações específicas para candidatos com dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O pacote também prevê a redução da carga horária das aulas práticas, a possibilidade de contratação de instrutores autônomos, o fim do prazo máximo de 12 meses para concluir o processo de habilitação e a opção de receber apenas a CNH Digital, sem a versão impressa do documento.