Cidade

Dia do Sagrado Coração de Jesus: você sabe como surgiu?

07 jun 2024 às 09:18

O dia do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de Londrina, é comemorado nesta sexta-feira (07). A data é celebrada na sexta-feira da semana seguinte à de Corpus Christi, e é feriado municipal na cidade. Mas você conhece a história? 


Para os católicos, a devoção do Sagrado Coração é à própria pessoa de Jesus, que teve o coração transpassado, jorrando água e sangue durante a crucificação. A história conta que a Santa Margarida Maria, que vivia no convento francês de Paray-le-Monial, teve experiências místicas com Jesus, que lhe mostrou o seu coração, coroado de espinhos em envolto a uma luz. 


Em uma destas aparições, Margarida Maria contou que Jesus pediu para que o rei Luís XIV, da França, que contruísse uma igreja dedicada ao seu Sagrado Coração, consagrasse os chefes do estado e estampasse esta imagem na bandeira e arma do país. O pedido, porém, não foi atendido de imadiato, mas sim em 1870, quando tropas alemãs invadiram a França e, para pedir perdão pelos pecados da nação,  Alexandre Legentil fez o voto de construir a igreja. 


A pedra fundamental da Basílica do Sagrado Coração de Montmartre foi lançada em 1875, mas o templo foi finalizado no ano de  1914 e consagrado em 1919, com o fim da Primeira Guerra Mundial. Apesar disso, os registros dão conta de que o Sagrado Coração de Jesus é celebrado desde 1670, no seminário maior de Rennes, após as revelações à Margarida Maria. 




O Sagrado Coração de Jesus e Londrina 


Em 1934, Dom Fernando Taddeu celebrou a primeira missa campal em Londrina em um altar provisório em uma capela de palmito e escolheu o Sagrado Coração de Jesus como padroeiro desta nova paróquia oferecendo uma imagem para ser entronizada na igreja que seria elevada. 


A construção da igreja matriz foi iniciada e neste período, uma casa de madeira era utilizada como local para as celebrações. No dia 19 de agosto de 1934, a Catedral de Londrina, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, foi inaugurada com a planta de Dr. Willie Davids. 


Três anos depois, uma comissão foi formada para construir a matriz em alvenaria, que foi concluída em 1949. Com o crescimento da cidade, houve a necessidade de aumentar o templo. Em junho de 1968, a estrutura desta segunda matriz começou a ser demolida para a construção do prédio que é hoje, a Catedral da cidade, que foi inaugurado em 24 de dezembro de 1972, em cerimônia presidida por Dom Geraldo Fernandes. 




Feriado municipal 


O feriado municipal do Sagrado Coração de Jesus foi instituído em dezembro de 2011, no artigo 18 da lei nº 11.468/2011. Veja: 


Art. 18.   São considerados feriados as seguintes datas:
I – 1º de Janeiro – Confraternização Universal;


II – Carnaval – Terça-Feira Móvel; (Eficácia suspensa pelo art. 1º do Decreto Legislativo nº 263, de 13 de julho de 2020)


III – Sexta-Feira da Paixão – Móvel;


IV – Páscoa – móvel;


V – 21 de Abril – Tiradentes;


VI – 1º de Maio – Dia do Trabalho;


VII – Corpus Christi – móvel;


VIII – Sagrado Coração de Jesus – Padroeiro da Cidade – móvel;


IX – 7 de Setembro – Independência do Brasil;


X – 12 de Outubro – Nossa Senhora Aparecida;


XI – 2 de Novembro – Finados;


XII – 15 de Novembro – Proclamação da República;


XIII – 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra; (Suspenso por Liminar -  ADIN 1157221-5 – OE)
XIV – 10 de Dezembro – Aniversário da Cidade de Londrina; e


XV – 25 de Dezembro – Natal.