O Boulevard Shopping Londrina, administrado pela NIAD, primeira administradora de shopping centers da América Latina a incluir o alfabeto das cores para daltônicos em seus empreendimentos, dá mais um passo na disseminação de informações dos símbolos do ColorADD. Em comemoração ao dia 6 de setembro, data em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Daltonismo, o Boulevard Shopping irá realizar uma ação com crianças do 6º ano do Colégio Adventista de Londrina nesta sexta-feira (5), em duas sessões, uma das 10 horas e outra às 14h30.
Em parceria com o Hoftalon, os alunos participarão de um bate-papo sobre saúde ocular e terão atividades de pintura e brincadeiras lúdicas com cubos mágicos adesivados, além de uma dinâmica com um óculos especial que permite ver como as pessoas diagnosticadas com daltonismo enxergam, facilitando a percepção e a compreensão na limitação da visão. Além disso, as ações recreativas neste ano ganharam a parceria com a marca gaúcha de material escolar TRIS, a primeira no Brasil a utilizar os símbolos do ColorADD nos produtos.
Alguns testes de Ishihara, que avaliam a capacidade de cada um em diferenciar as cores, também serão aplicados neste dia. O objetivo é mostrar como os daltônicos enxergam e como o alfabeto das cores facilita a comunicação e a acessibilidade, e melhora a qualidade de vida de quem convive com esse distúrbio da visão.
O dia 6 de setembro foi escolhido para debater o daltonismo por ser o aniversário de John Dalton, um dos primeiros cientistas a estudar este distúrbio, e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o tema. Esse distúrbio da visão é uma condição que afeta o dia a dia de 350 milhões de pessoas no mundo, criando dificuldades de integração, perda de oportunidades, constrangimento e bullying.
No Brasil, são mais de 9 milhões que convivem com o problema. Quem visita o Boulevard Shopping Londrina encontra os símbolos do ColorADD nos estacionamentos, elevadores, lixeiras de separação de resíduos, portas e outras áreas no mall. Uma iniciativa que promove a sensação de pertencimento, a acessibilidade e possibilita uma experiência de compra ainda mais completa para quem convive com esse distúrbio.
Sobre o ColorADD: criado pelo designer português Miguel Neiva, há mais de 15 anos, o ColorADD é uma linguagem única, universal, inclusiva e não discriminatória que permite aos daltônicos identificar cores. Este sistema inovador utiliza símbolos simples para representar as cores primárias e suas combinações, funcionando como uma paleta de tintas. Três desenhos básicos representam o amarelo, azul e vermelho, e suas junções criam outras cores, como o verde a partir do amarelo com o azul. O fundo preto indica tons escuros, enquanto o branco representa os claros.
Aprovado pela comunidade científica internacional, o ColorADD já é utilizado em 90 países e cumpre seis dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, incluindo saúde e bem-estar, educação de qualidade e redução das desigualdades. No mundo, já é utilizado em transporte público, sinalização de mobiliário urbano, hospitais, shoppings, sinalização de praias e até em etiquetas de vestuário e em brinquedos e material escolar. Uma ferramenta inovadora que já recebeu diversos reconhecimentos internacionais, como o prêmio " Global Inclusion Award 2024" da UNESCO e o reconhecimento pela Ashoka, uma das cinco ONGs de maior impacto social no mundo, que lidera um movimento global para criar uma sociedade onde todos se reconheçam como agentes de transformação positiva.