Todos os locais
Todos os locais
Cidade

Duas novas leis obrigam clínicas a denunciarem maus-tratos aos animais

21 set 2023 às 13:14
Por: Assessoria de Imprensa

Com o objetivo de promover a conscientização e o combate aos maus-tratos a animais, o prefeito de Londrina em exercício, João Mendonça, sancionou na manhã desta quarta-feira (20) as leis no 13.633/2023 e 13.634/2023, cujos projetos são de autoria da vereadora Daniela Ziober.


A lei no 13.633/2023 determina a obrigatoriedade de que clínicas, consultórios, hospitais veterinários, pet shops, espaços de banho e tosa e demais estabelecimentos veterinários comuniquem às autoridades competentes, quando constatarem, indícios de maus-tratos aos animais.


A comunicação do fato, que poderá ser feita através de documento por escrito ou meio digital, deverá incluir a qualificação do acompanhante do animal no momento do atendimento, assim como seu nome, endereço e contato. Além disso, também deverá ser apresentado relatório do atendimento executado, contendo a espécie, a raça e as características físicas do animal, a descrição de sua situação de saúde na hora do atendimento e os respectivos procedimentos adotados.


Com base nessas informações, será feita a apuração da situação e, caso seja constatado o crime, o valor da multa a ser estabelecida pelo agente fiscalizador será aplicado conforme o previsto no Código Ambiental Municipal (Lei Municipal nº 11.471/ 2012).


De acordo com a vereadora Daniela Ziober, essa nova legislação complementa a lei municipal no 12.992/2019, que define os crimes de maus-tratos aos animais e estabelece sanções e penalidades administrativas para aqueles que os praticarem.

Outras notícias

Polícia apreende pistola usada por homem para matar namorado da ex-mulher

Adolescente de 12 anos é apreendido com drogas, dinheiro e veículos adulterados

Câmara de Londrina acelera debates em sessões extraordinárias antes de encerrar o ano


“Com a nova lei, os profissionais que trabalham com pets passam a ser responsáveis pelos animais que atendem. Por exemplo, uma pessoa que atua na área de banho e tosa, quando nota que um cachorro está muito magro, ou com sinais de violência, ou com o pelo muito emaranhado, estará vendo sinais do crime de maus-tratos. Isso tem que ser relatado aos órgãos competentes, para que o caso seja averiguado e, se for constatada a prática de maus-tratos, o responsável seja punido. Os profissionais podem entrar em contato com a Diretoria de Bem-Estar Animal, da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), ou acionar a polícia no caso de um boletim de ocorrência”, frisou Ziober.


Já a lei municipal no 13.634/2023 institui em Londrina a “Semana Municipal de Conscientização sobre a relação entre maus-tratos aos animais e a violência contra vulneráveis (Teoria do Link)”, a ser realizada anualmente na primeira semana do mês de abril. Essa iniciativa tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a Teoria do Link, que relaciona os maus-tratos aos animais à violência contra vulneráveis.


As atividades da Semana compreenderão, entre outras, a realização de ações de mobilização, palestras, debates, encontros, eventos e seminários para conscientização, discussão e elaboração de políticas públicas a respeito da Teoria do Link.


Ziober salientou que a Teoria do Link é um estudo feito pelo FBI, comprovando que mais de 90% dos casos de agressão contra vulneráveis foram praticados por pessoas que já haviam maltratado animais. “O que queremos dizer para a população com essa semana de conscientização é que, ao menor indício de crime de maus-tratos contra os animais, a pessoa que o praticou também é um potencial violentador de vulneráveis. Ou seja, quando a gente pune o agressor dos animais, estamos prevenindo as agressões aos humanos”, afirmou.


Segundo o prefeito de Londrina em exercício, João Mendonça, as duas novas leis vêm se somar a diversas outras iniciativas implantadas pelo Município nos últimos anos, para a promoção dos direitos dos animais.

“Na atual gestão do prefeito Marcelo Belinati, Londrina passou a contar com uma política de proteção aos animais, que inclui ações muito importantes como a criação do Banco de Ração e do Castramóvel. No momento, também estamos viabilizando a construção do Centro de Bem-Estar Animal, que está sendo licitada. Além disso, o Município vem instituindo várias leis para garantir os direitos dos animais, e isso é essencial, porque uma cidade que cuida dos animais é também uma cidade mais humana”, sublinhou.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Prefeitura de Londrina publica edital para licitar aquisição da Torre de Observação Rural

Cidade
Imagem de destaque

CRAS SUL A inaugura nova sede própria com investimento de mais de R$ 1 milhão

Cidade

Caminhonete capota na PR-182 em Toledo; ninguém ficou ferido

Cidade

Polícia prende principal suspeita de assassinato no Residencial Flores do Campo

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Febre em Londrina, patinetes elétricos se transformam em preocupação sobre a segurança

Brasil e mundo
Brasil

Ex-diretor da Bola de Neve criou empresa para receber dízimo de fiéis e faturou R$ 500 mil

Paraná
Paraná

Homem precisa ser socorrido após se queimar em explosão de coxinha no Paraná

Cidade
Londrina e região

Ibiporã e Itaipu Binacional firmam parceria para a construção do Parque dos Tucanos

Cidade
Brasil

Suspeito de matar namorado de ex-companheira é preso na zona rural de Londrina

Podcasts

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.