Três países terão a possibilidade de acompanhar presencialmente o eclipse solar total e parcial que acontece nesta segunda-feira (8): Canadá, Estados Unidos e México.
O fenômeno não será visível no Brasil. Porém, quem tiver interesse poderá assistir à transmissão ao vivo via rede social.
Eclipse solar total: o que é?
O eclipse solar total ocorre quando a Lua fica posicionada entre o Sol e a Terra, bloqueando toda a luz do Sol que chega ao planeta.
O bloqueio, portanto, acaba transformando por um curto período o dia em noite.
O alinhamento entre os corpos celestes deve acontecer por quatro minutos e 28 segundos em alguns locais, segundo especialista.
"Após o eclipse solar total em 8 de abril de 2024, o próximo eclipse solar total que poderá ser visto nos Estados Unidos será em 23 de agosto de 2044.", explica a Nasa.
O eclipse solar parcial ou anular ocorre quando a Lua bloqueia apenas parte da luz do Sol. Neste caso, não há alinhamento total entre três corpos celestes.
Estima-se que mais de 30 milhões de pessoas estarão no caminho do eclipse. A depender da localização, elas poderão acompanhar o eclipse solar total ou parcial.
Saiba onde assistir
A Nasa vai transmitir o evento ao vivo no seu canal do Youtube. A programação da agência espacial vai das 14h às 17h (de Brasília) e contará com entrevistas e imagens do trajeto do fenômeno.
A previsão para o início do eclipse solar total é a partir das 15h07, na costa do pacífico do México. O encerramento será no Canadá.
O Observatório Nacional, unidade de pesquisa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, também fará transmissão no seu canal no Youtube, a partir de 12h30.