Cidade

Eduardo Tominaga assume liderança do Executivo na Câmara de Londrina

14 fev 2023 às 16:34

Em ofício encaminhado à Câmara de Londrina e lido na sessão desta terça-feira (14), o prefeito Marcelo Belinati (PP) informou que em 2023 o líder do Executivo Municipal no Legislativo será o vereador Eduardo Tominaga (PSD). A vice-liderança permanecerá com o vereador Matheus Thum (PP), que já ocupava esta função no ano passado. 


“Eu estou no meu segundo mandato e o prefeito conhece minha forma de atuação e a da minha equipe, que é mais técnica. Acredito que, por conta dessa, característica foi feito o convite. É claro que a última palavra, o posicionamento sobre os projetos, será do prefeito, mas a gente tem as etapas anteriores, [de diálogo] junto com as comissões e os vereadores, para que os projetos cheguem aqui de uma forma mais equalizada”, afirmou Tominaga, em entrevista à imprensa.


Conforme o Regimento Interno da Câmara de Londrina, o prefeito tem a possibilidade de indicar vereadores, na condição de líder e vice-líder do governo, para interpretarem o pensamento da Prefeitura diante da Câmara. O chefe do Executivo também pode, mediante comunicação escrita, delegar ao líder de governo a atribuição de apresentar requerimento de retirada ou de retorno à pauta de proposições de autoria do Executivo. O vice-líder, por sua vez, substitui o líder nas ausências ou impedimentos deste.


Tominaga ressaltou que os projetos das leis complementares ao Plano Diretor do município, como a de Uso e Ocupação do Solo e a que define o Perímetro Urbano, estão entre as principais propostas do Executivo que serão debatidas pela Câmara em 2023. “Já fui convidado a participar, junto com a Secretaria de Governo, de reuniões com secretários e com a sociedade civil organizada, para poder entregar na Câmara um projeto mais completo, que seja o melhor para Londrina”, disse.