Teve início na última sexta-feira, 2 de janeiro, o período para os pais ou responsáveis por alunos da Rede Municipal de Ensino realizarem a solicitação de vagas para o ano letivo de 2026. O procedimento pode ser feito pela internet, pelo site matriculas.londrina.pr.gov.br e os interessados devem preencher todas informações solicitadas no formulário. Essa etapa da matrícula é válida para estudantes do P4 ao 5º ano, abrangendo tanto aqueles que irão se transferir para outra escola municipal quanto para alunos novos vindos da rede privada.
Após encerrada a solicitação, os titulares terão um protocolo gerado para poderem acompanhar o andamento. O encaminhamento será feito pela Secretaria Municipal de Educação (SME), posteriormente, conforme o sistema de georreferenciamento e a disponibilidade de vagas. No momento, o pedido de vaga só pode ser feito de forma on-line, dado o período de férias escolares.
A partir do dia 26 de janeiro, será retomado o atendimento ao público nas secretarias das escolas. Em caso de dúvidas ou dificuldades no acesso, o responsável poderá procurar a unidade escolar mais próxima de sua residência, seja escola ou CMEI, para buscar orientações.
No final de janeiro, as unidades escolares também entrarão em contato com os responsáveis, por meio do número telefônico cadastrado no sistema, para agendamento da matrícula. Os telefones da SME para instruções ou dúvidas, são o (43) 3375-0237 ou (43) 3375-0290.
O diretor Administrativo e de Planejamento da SME, Junior Cesar Dias, reforça que é importante os responsáveis ficarem atentos ao cumprimento das orientações disponíveis. “Esse cuidado é fundamental para que o processo seja concluído com êxito e de forma tranquila. Assim, há o aproveitamento pleno do ano letivo dos estudantes a partir do dia 5 de fevereiro, data programada para o início das aulas na rede municipal”, ressaltou.
Dias informou que o prazo para solicitação da matrícula continua aberto conforme a disponibilidade. “Vale lembrar que o procedimento de rematrícula para os alunos que permanecerão na mesma unidade escolar já foi realizado ainda em 2025, entre o final de novembro e início de dezembro”, acrescentou.
De acordo com o último balanço da SME, em dezembro de 2025, a Rede Municipal de Ensino estava com 46.830 estudantes matriculados nas 88 escolas municipais, 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 64 Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos conveniados com a Prefeitura.
Cadastros para a Educação Infantil – Os interessados em solicitar vagas para as unidades escolares da Educação Infantil, de 0 a 3 anos (CB, C1, C2 e C3), deverão agendar diretamente junto à Central de Vagas, pelos telefones (43) 3375-0220 ou (43) 3375-0282. Por conta do recesso, o atendimento será retomado no dia 20 de janeiro. As matrículas valem para os CMEIs e CEIs.
Os encaminhamentos da Central de Vagas para o ano letivo de 2026 foram realizados no mês de dezembro, com base nos cadastros ativos e na lista de espera existente à época, observando rigorosamente os critérios de classificação vigentes.
Do total de 4.046 crianças que estavam na lista, pela última atualização da SME, 3.503 já tiveram seus encaminhamentos realizados e seguem na listagem. Estes cadastros ainda precisarão ser confirmados com o aceite da matrícula junto às unidades escolares, a partir do dia 26 de janeiro. Como a lista é dinâmica, conforme novos cadastros vão sendo feitos os números são modificados novamente.
A SME enfatizou que os novos cadastros na Educação Infantil, efetuados a partir de 20 de janeiro, passarão a integrar a lista de espera, com possibilidade de chamada em caso de vagas remanescentes por não preenchimento. “A lista respeita a ordem de classificação estabelecida. Ainda pode haver vagas, a depender de fatores como localização da unidade, manifestação de interesse das famílias, faixa etária atendida, entre outros critérios operacionais”, destacou o diretor Administrativo e de Planejamento da SME.
O fluxo dos cadastros e lista de espera existente são estabelecidos em conformidade com as normativas aplicáveis e com as orientações do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos demais órgãos que integram a rede de cuidado e proteção da criança, assegurando os princípios da transparência, isonomia e proteção integral.
Para dúvidas gerais ou outras informações, o setor de Matrícula e Documentação Escolar da SME está disponível pelos telefones (43) 3375-3132 e 3375-0237.