A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), abriu o serviço de solicitação de vagas para novos alunos e a transferência de crianças já matriculadas na rede municipal de ensino. O processo é realizado on-line através de um cadastro de matrículas, disponível no Portal da Prefeitura.
As vagas são para alunos que irão cursar, em 2025, do P4 até o 5º ano, abrangendo as crianças de 4 a 10 anos que ainda não estudam em escolas da rede municipal de Londrina. A relação de vagas disponíveis por unidade escolar pode ser verificada neste site. E os alunos que frequentaram a rede municipal em 2024 terão a rematrícula automática.
Para realizar um novo cadastro, é necessário ter em mãos a certidão de nascimento da criança, um documento oficial de identificação do responsável e comprovante de residência. Em caso de transferência, é possível escolher a unidade de ensino desejada, que averiguará a situação e a possibilidade de receber o novo aluno. A seleção da escola é realizada por geolocalização, de acordo com o local onde reside a criança.
A partir do dia 27 de janeiro, as escolas da rede pública voltam a funcionar, iniciando o chamamento dos alunos cadastrados, com as próprias escolas sendo responsáveis por avaliar a situação dos alunos designados para elas. Dessa forma, é esperado que até o dia 3 de fevereiro, data em que voltam as aulas, todos os alunos da rede municipal já estejam matriculados.
“A preferência é que os alunos sejam matriculados nas unidades mais próximas de suas residências, de acordo com a disponibilidade de vagas. Mas, caso a escola não tenha condição de receber o aluno, este será encaminhado para outra, de forma que nenhuma criança fique sem uma vaga para estudar”, indicou a secretária interina da SME, Vânia Freitas da Costa.
As famílias que não conseguirem realizar o cadastro pelo serviço on-line poderão ligar no Setor de Documentação Escolar da SME, no telefone (43) 3375-0290.
Atualmente, a rede municipal de ensino de Londrina é composta por 88 escolas municipais de Séries Iniciais do Ensino Fundamental, sendo 75 na área urbana e 13 na zona rural. Para o atendimento das crianças com menos de quatro anos, são 62 Centros de Educação Infantil (CEI) filantrópicos e 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).