Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Cascavel e região

Segurança insuficiente: Cascavel tem um agente de segurança para cada 1081 habitantes

A Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento e atendimento de ocorrências, conta com 130 policiais em atividade, enquanto a Guarda Municipal possuí cerca de 150 agentes
04 abr 2025 às 15:00
Por: Portal Tarobá

Cascavel já ultrapassou a marca estimada de 360 mil habitantes e, com o crescimento, surgem desafios, especialmente na segurança pública. A cidade conta com três frentes principais para combater a criminalidade: Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal. No entanto, o efetivo disponível levanta preocupações sobre a capacidade de atender à demanda crescente.


A Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento e atendimento de ocorrências, conta com 130 policiais em atividade, distribuídos em escalas. A Guarda Municipal, que inicialmente tinha a função de proteger o patrimônio público, expandiu seu papel na segurança e hoje possui cerca de 150 agentes, atuando em praças, escolas e dando apoio à PM. Já a Polícia Civil, encarregada das investigações, dispõe de 53 policiais, distribuídos em delegacias especializadas, lidando com crimes graves como homicídios, tráfico de drogas e furtos.


Apesar dos esforços das forças de segurança, a criminalidade continua sendo um desafio constante. A defasagem no efetivo das polícias tem sido apontada como um entrave para a resolução rápida de crimes, e entidades ligadas à segurança pública cobram reforços e mais investimentos. Paralelamente, o debate sobre a eficácia do sistema de Justiça também ganha espaço.


O senador Sérgio Moro, membro da comissão de segurança do Senado, critica as audiências de custódia, alegando que muitas pessoas que deveriam estar presas acabam soltas rapidamente: “Nós temos que mexer na legislação. Ano passado, nós aprovamos um projeto de lei que restringe solturas em audiência de custódia. Esse projeto está na Câmara, e estou trabalhando para que ele seja aprovado lá também.”

Já o deputado federal Diego Garcia destaca a lentidão no avanço das mudanças no Código Penal no Congresso: “Já houve a tentativa de votar, mas são mais de 400 projetos apensados. Vamos sugerir que eles sejam discutidos separadamente para que possam avançar.”


Enquanto isso, Cascavel segue crescendo, e a segurança da população depende da capacidade de resposta das forças policiais e das decisões políticas para reforçar o combate ao crime.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Prefeitura busca profissionais da área ambiental para atuar junto aos recicladores

Cidade
Imagem de destaque

Londrina confirma primeira morte em decorrência da dengue em novo boletim

Cidade

Vereadores realizam vistoria no barracão que funciona como almoxarifado da prefeitura

Cidade

Conhecimento extraclasse: escolas e entidades visitam à 63ª ExpoLondrina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

PRF apreende 15 veículos nesta segunda na BR-369, em frente ao Parque Ney Braga

Cidade
Londrina e região

Homem cai enquanto fazia reparos na calçada e morre na zona norte de Londrina

Cidade
Brasil

Jovem de 26 anos morre em acidente com carro na Avenida Tiradentes, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Prefeitura de Ibiporã nomeia um engenheiro já falecido para cargo de confiança

Cidade
Londrina e região

Carro invade feira em alta velocidade e só para após atingir barraca; PM e GM acionadas

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 5 | NR1 e as Novas Exigências nas Organizações | Natasha Storti

Podcast Pod Tah | EP 5 | Daniela Zanoni

Podcast Cíntia Invest | EP 5 | Como garantir o futuro financeiro dos seus filhos? | Regina Sanches

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.