Uma visitante ilustre cruzou a fronteira entre Argentina e Brasil na manhã desta segunda-feira (7). A elefanta Kenya, de 44 anos, passou por Foz do Iguaçu rumo ao Santuário de Elefantes Brasil, no interior do Mato Grosso. Ela é o último exemplar da espécie mantido em cativeiro na Argentina e agora começa uma nova etapa de vida em liberdade.
Kenya passou quatro décadas confinada em um zoológico na província de Mendoza. A mudança representa um marco na luta pela causa animal e ambiental, segundo destacou a ministra de Energia e Meio Ambiente de Mendoza, Jimena Latorre, que acompanhou de perto o processo de transferência.
A travessia internacional foi autorizada pela Subsecretaria Nacional do Meio Ambiente da Argentina. A entrada no Brasil aconteceu pela aduana de Puerto Iguazú com Foz do Iguaçu, com todos os trâmites realizados pela Receita Federal.
A viagem começou no fim de semana e deve durar cerca de cinco dias, com destino final na cidade de Chapada dos Guimarães (MT). No santuário, uma área de preservação com 1.500 hectares, cercada por natureza, Kenya poderá caminhar livremente, explorar o novo ambiente e conviver com outros elefantes resgatados.
A expectativa dos cuidadores é que a elefanta se readapte com tranquilidade à nova rotina, agora fora das grades e próxima ao seu habitat natural.