Cidade

Eleitor tenta filmar urna eletrônica e é encaminhado à delegacia em Sertanópolis

07 out 2024 às 11:51

O 30°BPM (Batalhão da Polícia Militar), que atua na zona norte de Londrina e cidades na região norte do Paraná registrou duas ocorrências durante o primeiro turno das eleições municipais, neste domingo (06). 


O primeiro, em Bela Vista do paraíso, resultou na assinatura de um termo circunstanciado por boca de urna em um local de votação. Segundo a Justiça Eleitoral,  "a propaganda de boca de urna consiste na atuação de cabos eleitorais e demais ativistas junto aos eleitores que se dirigem à seção eleitoral, no dia da votação, visando a promover e pedir votos para seu candidato ou partido. A legislação eleitoral proíbe a realização de atividades de aliciamento de eleitores e quaisquer outras que tenham o objetivo de convencer o cidadão mediante boca de urna". 


Na outra ocorrência, em Sertanópolis, um eleitor assinou o termo circunstanciado por tentar filmar a urna eletrônica com um aparelho celular. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, é proibido portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas e filmadoras, dentro da cabina de votação; a medida visa proteger o livre exercício do direito ao voto. 


Nos dois casos, os indivíduos foram encaminhados à delegacia e liberados em seguida.