Todos os locais
Todos os locais
Cidade

Empresas de transporte público terão que divulgar informações sobre veículos

17 abr 2024 às 19:11
Por: Assessoria de Imprensa

A Câmara Municipal de Londrina aprovou em primeiro turno, o projeto que propõe que as empresas operadoras do sistema de transporte público municipal de Londrina sejam obrigadas a indicar, em locais visíveis aos usuários, o ano de fabricação, modelo, validade e vida útil de seus veículos. Essas informações devem estar preferencialmente ao lado das portas de acesso, ao lado do cobrador e no vidro dianteiro dos veículos. As regras também se aplicam aos veículos de transporte escolar. Agora, abre-se um prazo de sete dias para a apresentação de emendas (modificações) antes da segunda votação.


Segundo a justificativa do projeto, de autoria da vereadora Mara Boca Aberta (Podemos), a divulgação dessas informações visa dar subsídio à sociedade civil para fiscalizar a atuação das empresas concessionárias e do Poder Executivo Municipal. Conforme os contratos de concessão firmados entre o Município e a Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) e a Londrisul Transportes Coletivos, os ônibus que rodam em Londrina devem ter no máximo dez anos de fabricação. Em junho de 2022, a Comissão Especial (CE) dos Transportes Públicos da Câmara apontou, em seu relatório final, que essa obrigação contratual foi descumprida.


A idade dos veículos, de acordo com Mara, está diretamente relacionada à qualidade do serviço prestado pelas empresas. “Tivemos grandes problemas com ônibus vencidos, sem condições de serem utilizados. Houve alguns acidentes e incidentes com esses ônibus que deveriam ter sido trocados e não foram, porque a empresa alegou prejuízos com a pandemia”, afirmou Mara Boca Aberta. “É uma maneira de sermos transparentes com os usuários do transporte. E é uma ação bem simples para a empresa. Nós, vereadores, quando queremos saber alguma informação sobre a frota, temos de fazer um Pedido de Informação à Prefeitura. E a população? É sobre dar transparência aos usuários do transporte”, defendeu.


Segundo o PL 134/2022, o descumprimento da divulgação dos dados acarretará multa no valor de um salário-mínimo regional, dobrando-se o valor em caso de reincidência. Ainda segundo a proposta, a lei deve entrar em vigor 60 dias após a data de sua publicação.

 

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

PCPR divulga a identificação de dois foragidos da Operação Escudo, em Londrina

Cidade
Imagem de destaque

Primeiro Festival Internacional de Inovação será realizado em Londrina

Cidade

Com 'Black Friday' e 13º salário, comércio de rua funcionará até mais tarde nesta sexta-feira

Cidade

17ª Regional de Saúde de Londrina ultrapassa mil casos de dengue em quase quatro meses

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho protestam contra o fim da graduação

Cidade
Cascavel e região

"Tá todo mundo sem chão", diz sobrinha de vítima de acidente na Região do Lago

Paraná
Paraná

Idosa de 72 anos é morta pelo marido de 77 anos em Guamiranga, nos Campos Gerais

Cidade
Cascavel e região

Batida frontal na BR-277 deixa um morto e uma criança ferida em Céu Azul

Cidade
Cascavel e região

Mulher de 61 anos é espancada até a morte na Vila Pioneiro em Toledo

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.