Para quem quer começar a ingressar no mundo coorporativo há diversas vagas em empresas da região, além do trabalho muitas outras oportunidades aparecem dentro das empresas, são cursos técnicos e superiores para qualificação, e também subir de cargo. Para todo caminho trilhado profissionalmente é preciso empenho e agarrar a chance.
Diariamente, muitos jovens buscam pela sua primeira chance de inserção no mercado de trabalho. Uma vez contratado e inserido na empresa, o jovem receberá um salário mensal, contribuindo para suprir suas despesas pessoais, escolares, familiares e, principalmente, preparando-o para desempenhar atividades profissionais. De acordo com os últimos dados do IBGE referente ao Estado do Paraná, em 2022 71% dos jovens com 14 anos ou mais estavam trabalhando e o rendimento médio real mês chegava a R$ 2.886
Beatriz, é uma dessas jovens que buscou a sua primeira oportunidade em uma empresa de medicamentos em Toledo. Todos os dias, ao longo de 10 meses, a jovem fez cursos durante um período e em outro trabalhava.
Após um ano de aprendizado Beatriz foi efetivada no setor de recursos humanos e o maior desafio foi ter que lidar com os processos de rotina. De acordo com a psicóloga Maria Fernanda apesar de não ter experiência, o jovem possui um perfil que aprende rapidamente.
Iris Bonfim, de 18 anos, viu uma oportunidade começando em uma cooperativa agroindustrial de Palotina. Na primeira chance de crescimento chegou ao que queria: A área de qualidade social.
Para que esse jovem ingressasse para o primeiro emprego a cooperativa formou uma espécie de escola de treinamento, para capacitação em diversas áreas.
Apesar de várias oportunidades para que o jovem ingresse no mercado de trabalho e ganhe experiência, ainda há muitos acabam desistindo., o que cresce a rotatividade e mantê-los no emprego é um desafio.