Cidade

Encontro promove interação de advogados com novo juiz de Execuções Penais da Comarca de Cascavel

18 jun 2024 às 09:28

O auditório da Subseção da OAB de Cascavel foi palco, na última sexta-feira (14), de um encontro inédito na Comarca de Cascavel. O novo juiz titular da Vara de Execuções Penais, Dr. Leonardo Ribas, participou de uma reunião com a categoria para promover interação e facilitar a troca de informações sobre as diretrizes na execução penal.


O evento foi aberto pelo Dr. Charles Lustosa, representando a diretoria da OAB Cascavel. A Dra. Suelane Gundim, presidente da Comissão de Execução Penal, enfatizou a importância do diálogo constante para garantir uma execução penal justa e eficiente na Comarca de Cascavel. O encontro expandiu para outras comissões, como a de Defesa das Prerrogativas, Direitos Humanos e Advocacia Criminal.


Por mais de duas horas, advogados tiveram a oportunidade de discutir temas como monitoramento eletrônico de detentos, transferências, exame criminológico, e questões práticas sobre alvarás e ressocialização, assim como a concentração da carceragem feminina apenas no Município de Corbélia. 


Dr. Ribas destacou sua abordagem baseada na segurança jurídica e coerência, assegurando não haver surpresas em sua gestão. "Não pretendo atuar com dois pesos e duas medidas. É fundamental mantermos flexibilidade e coerência para promover justiça", afirmou.


Colaboração mútua


Reconhecendo o desafio representado pelo volume de trabalho na execução penal, Dr. Ribas manifestou seu compromisso inicial em desafogar a alta demanda de ações e implementar gradualmente seus próprios modelos. "Tenho muito respeito pelo trabalho do meu antecessor, mas também respeito minhas convicções", concluiu, convocando os advogados a colaborar mutuamente, mantendo o diálogo aberto.


Para o Dr. Charles Lustosa, o encontro superou as expectativas. "Foi muito produtivo este primeiro contato, contribuindo para um relacionamento interinstitucional sólido e transparente, promovendo melhorias no dia a dia da advocacia", destacou.