Cidade

Entidade que ajuda pessoas com necessidades especiais pede ajuda da população

28 fev 2023 às 19:34

A Associação Flávia Cristina atende mais de 200 crianças e mais de 500 adultos com necessidades especiais e pede apoio da população. A entidade, que fica na Avenida Saul Elkind, na zona norte de Londrina, precisa desde materiais de limpeza e higiene pessoal, até produtos alimentícios.


O espaço é formado por uma escola, clínica e residências inclusivas, e presta apoio a crianças de zero a 5 anos, adolescentes e adultos. Os custos ultrapassam a casa dos R$ 500 mil mensais. 


"As dificuldades intelectuais continuam. O pessoal fica adulto e o ideal é um local para atendê-los de acordo com as potencialidades deles. Temos atletas aqui, dançarinos, cantores e não podemos oferecer o atendimento que eles merecem”, disse a vice-diretora da associação, Conceição Lopes.

 

Ângelo Miguel da Silva Moraes canta para trazer alegria aos seus colegas de estudo, professores e funcionários. Ele contou que tudo mudou após ser integrado à associação, desde a convivência com os amigos, até em casa com os familiares. “Está muito bom em casa, melhor que antigamente. Eu dava muito trabalho pra minha mãe”, disse.

 

Há também um espaço para atendimento daqueles que já estão em outra fase de aprendizado e até conseguiram uma oportunidade, que é o caso do Gabriel Teixeira. Ele trabalha, ao lado de outros colegas, em uma parceria com uma empresa da cidade. “Eu tiro fio de seda e faço o que posso”, falou Teixeira.

 

A clínica oferece especialistas de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e outras especialidades. "Atendemos tanto pacientes que são direcionados pra gente pelo SUS quanto a comunidade. Recebemos muitos pacientes com síndrome de down, autistas e outros”, informou a coordenadora, Deise Carolina de Souza.


Com recursos do município e do estado, a associação não consegue se manter sozinha. Aqueles que quiserem ajudar, podem fazer uma transferência pix de qualquer valor. A chave da instituição é a financeiro@afc.org.br.