Cidade

Entrega da Declaração do Imposto de Renda vai de 15 de março a 31 de maio

15 fev 2023 às 13:21

A partir deste ano, o contribuinte passará a entregar a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física mais tarde. A Receita Federal adiou o prazo de envio do documento para o período de 15 de março a 31 de maio. Em nota, o órgão explicou que a mudança tem como objetivo permitir que todos os contribuintes possam ter acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda no primeiro dia de entrega.


“A gente entende que vai ser benéfico porque vai possibilitar que esses dados sejam subidos e tratados na ferramenta de dados da Receita, de forma segura, para o contribuinte poder importar as informações para a declaração”, disse o vice-presidente do Sescap (Sindicato das Empresas Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa), Marlon Marçal.


O formulário pré-preenchido, que vai proporcionar mais comodidade e tentar diminuir a chance de erros pelo contribuinte, só irá sair na metade de março.

Tradicionalmente, o prazo de entrega começava no primeiro dia útil de março e ia até o último dia útil de abril, mas as datas foram alteradas nos últimos três anos. Por causa da pandemia da Covid-19, a data limite para a entrega das declarações de 2020 passou de 30 de abril para 30 de junho. Em 2021, com uma nova onda da pandemia, o fim da entrega passou de 30 de abril para 31 de maio.

No ano passado, o prazo começou em 7 de março, por causa do carnaval na semana anterior, e também estendeu-se até 31 de maio. Na ocasião, a Receita também informou que o objetivo era reduzir os efeitos da pandemia de covid-19.

As regras para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 serão anunciadas no próximo dia 27. O prazo para a entrega do informe de rendimentos pelos empregadores, bancos e planos de saúde continua até 28 de fevereiro.