A Prefeitura de Cascavel entregou neste sábado (20) a aguardada obra da Nova Ponte do XIV de Novembro, uma demanda histórica da comunidade da região Sul, que se arrastava há pelo menos 50 anos. A nova estrutura elimina um antigo gargalo de mobilidade urbana e alagamentos, beneficiando diariamente mais de 25 mil pessoas, entre motoristas, ciclistas e pedestres. Os recursos foram viabilizados por meio do Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata).
A antiga ponte não comportava o volume de águas das chuvas, provocando frequentes alagamentos e comprometendo o trânsito local. Com a nova estrutura, o cenário é completamente diferente: uma ponte moderna, segura e eficiente, com capacidade de vazão de 237.110 litros de água por segundo, comparada aos 29.638 litros da estrutura anterior.
A nova ponte sobre o Rio Quati tem 22 metros de largura, 16 metros de extensão e mais de 3 metros de altura. Além disso, foi realizado o alargamento da Rua Souza Naves Sul, desde a BR-277 até a Rua General Emílio Lúcio Esteves, com quatro pistas — duas de entrada e duas de saída —, calçadas acessíveis, ciclofaixa e sinalização para pedestres. O novo dimensionamento da estrutura aumenta significativamente a vazão do Rio Quati, reduzindo os riscos de alagamento em períodos de chuvas intensas.
Além da construção da ponte, a obra visa reduzir o tempo de deslocamento e eliminar as longas filas e congestionamentos que ocorriam anteriormente no local.
Mais investimentos e próximas etapas
Esta é apenas a primeira etapa do projeto. A segunda etapa, já autorizada pelo prefeito Renato Silva, prevê o alargamento das ruas Souza Naves Sul e Octávio Silveira Siqueira, dentro do bairro XIV de Novembro.
A terceira etapa, atualmente em fase de projeto, contempla a continuação do binário da Rua Souza Naves, desde a Rua General Osório até o viaduto, além da implantação de um novo viaduto e a duplicação da rodovia BR-277, ampliando ainda mais a capacidade de fluxo viário da região.