A Receita Federal de Londrina recebeu, até as 23h59 da útlima sexta-feira (30), prazo final para envio, 169.838 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2025. O esperado para a cidade era de 180 mil declarações.
Segundo a Receita Federal, 51% das declarações resultaram em imposto a restituir, enquanto 24% tiveram imposto a pagar. 21% dos contribuintes ficaram sem imposto a pagar ou restituir e 51% utilizaram a declaração pré-preenchida, que facilita o preenchimento e reduz erros.
A idade média dos contribuintes foi de 48 anos e 45,7% das declarações foram apresentadas por mulheres.
O contribuinte obrigado a apresentar a declaração, no caso de apresentação após o prazo previsto ou da não apresentação, fica sujeito ao pagamento de multa por atraso, calculada da seguinte forma:
Existindo imposto devido, multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso incidente sobre o imposto devido, ainda que integralmente pago, observados os valores mínimos de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido; inexistindo imposto devido, multa de R$ 165,74.
Além da multa, a omissão da declaração faz com que o CPF do contribuinte passe a constar como "pendente de regularização", o que pode gerar restrições e dificuldades na sua vida civil. A Receita Federal também poderá lavrar um Auto de Infração, cobrando o imposto eventualmente devido, acrescido de multa e juros.