Sete novas ambulâncias foram entregues oficialmente à Secretaria de Saúde de Cascavel, em um ato simbólico de repasse das chaves. Os veículos serão utilizados no transporte sanitário do município, ampliando a capacidade de atendimento à população e reforçando a infraestrutura da saúde pública.
O secretário de Saúde de Cascavel, Ali Haidar, destacou que o município já conta com 13 ambulâncias em operação para esse tipo de transporte. Com os novos veículos, a frota passa a ser de 20 ambulâncias, e há previsão de aquisição de mais 17, entre substituições e ampliações, o que deve elevar o total para 22 veículos ativos nos próximos meses.
O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Edson Souza, lembrou que a frota anterior estava defasada e que, diante da demanda crescente, a solicitação por novos veículos foi levada ao Governo do Estado, o que permitiu a destinação das ambulâncias ao município.
As novas unidades são equipadas com maca, prancha rígida para vítimas de trauma, cilindro de oxigênio e cadeira de rodas, oferecendo estrutura adequada para diferentes tipos de transporte de pacientes.
Ali Haidar também explicou que as ambulâncias recém-adquiridas não substituem as do SAMU, que atuam em casos de urgência e emergência. “Esses novos veículos são voltados ao transporte sanitário, de pacientes com menor gravidade. Já os casos mais críticos são de responsabilidade do SAMU”, explicou o secretário.
Os veículos foram adquiridos por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Oziel Luiz, o Batatinha, que também é apresentador do programa Tempo Quente da Tarobá. O investimento total foi de R$ 1,9 milhão.
“Essa é a nossa obrigação, não é favor. A representatividade política existe para isso: captar recursos para beneficiar a comunidade. Estamos usando a política para fazer o bem e cuidar das pessoas”, afirmou o deputado Batatinha.
O prefeito de Cascavel, Renato Silva, participou da cerimônia e destacou que o investimento fortalece a rede de saúde e melhora o atendimento ao cidadão. “Essas ambulâncias vão facilitar a vida das pessoas que utilizam o transporte sanitário. Elas estarão mais bem atendidas e mais confortáveis”, afirmou.
Além de Cascavel, outras cidades da região Oeste do Paraná também estão sendo contempladas com novos veículos. O deputado Batatinha informou que, ao todo, serão 110 ambulâncias distribuídas para 69 municípios, com cada cidade recebendo pelo menos uma ou duas unidades, dependendo da demanda.