Na manhã desta terça-feira (3), um enxame de abelhas tomou conta da Avenida Pedro Carrasco Alduan, no Jardim Tocantins, na zona norte de Londrina.
Os moradores viveram momentos de terror e ficaram mais de quatro horas sem sair de suas casas. Até os cachorros tiveram que se esconder, com medo do enxame.
“Deu um certo medo, a gente ficou meio assustado. Foi o rapaz que estava podando as árvores que viu. Ele alertou que tinha a abelha em cima da árvore, a gente não tinha visto. Pegamos os cachorros e colocamos para dentro”, disse um dos moradores do bairro, Cilso Aparecido da Silva.
Somente nesta terça-feira, a Secretaria Municipal do Ambiente de Londrina (SEMA) e o Corpo de Bombeiros registraram vários casos de abelhas em árvores e outros pontos da cidade.
A migração de um lado para o outro nesta época do ano. Devido a queimadas, os exames acabam fugindo da fumaça e sem direção acabam invadindo áreas urbanas.
Atualmente, Londrina não tem nenhuma estrutura para atender situações iguais a essa. O seo Cilso ligou para o Corpo de Bombeiros, que afirmou que a corporação não poderia fazer nada, já que as abelhas são protegidas por lei.
Ao ligar na SEMA, lhe foi informado que a prefeitura não tem mais contrato com um o apicultor. A alternativa foi contratar um profissional particular.