Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Londrina e região

Samu de Londrina recebe celulares para melhorar comunicação em emergências

Foram disponibilizados aparelhos para todas as unidades móveis do SAMU de Londrina, facilitando a comunicação das equipes com o médico regulador
12 mar 2025 às 20:48
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Vivian Honorato/ Saúde

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), distribuiu 12 aparelhos celulares para as equipes do Samu, com o objetivo de melhorar a comunicação entre as equipes de intervenção com a Central de Regulação de Urgência 192. O total investido para aquisição dos celulares foi de R$ 9.882,00, sendo recursos próprios do Município.


Os aparelhos foram disponibilizados para todas as unidades móveis do Samu de Londrina, entre elas as ambulâncias de suporte básico e avançado e o aeromédico. Até então, a comunicação era feita com o celular pessoal dos servidores.


A secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, esclareceu que o uso de celulares corporativos fortalece significativamente a comunicação efetiva entre os profissionais de saúde do Samu, de forma rápida e eficaz, além de garantir sigilo no registro das informações durante o atendimento e entre o diálogo da equipe e central de regulação. “E isso é fundamental em situações de emergência no atendimento da saúde. Ainda contamos com benefícios na melhoria do tempo de resposta a emergências e seus possíveis encaminhamentos. Agilizar ligações também permite que os profissionais de saúde sejam mais rápidos e eficazes em suas respostas. Destaco que o investimento parece pequeno, entretanto, a melhoria na qualidade do cuidado é significativa com ganhos de tempo e qualificação na memória dos registros”, complementou.


Segundo o diretor de Urgência Emergência da SMS, Cleiton José Santana, os equipamentos visam melhorar a comunicação e facilitar a integração das equipes de intervenção com a central de regulação do Samu, garantindo sigilo médico nas passagens de plantão dos casos.


Ele explicou que, quando a ambulância chega no local do atendimento, é feita a confirmação do que está acontecendo para atualizar as informações com o médico regulador. “Fazer isso via telefone vai garantir o sigilo das informações, pois será feita a gravação dos dados que são passados pela equipe da ambulância para o médico da central de regulação. Isso é muito importante porque quando o médico tem essas informações ele vai determinar para qual hospital o paciente será encaminhado”, disse.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Incêndio atinge residência no Bairro Santa Cruz em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Secretaria de Saúde realiza mutirão de vacinação contra a gripe no Max Atacadista

Cidade

Caminhoneiro relata ultrapassagem irregular de carro que causou acidente na BR-277 em Céu Azul

Cidade

Rajadas de vento destelham casa de força no aeroporto de Cascavel

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Filho de ex-prefeito de Bela Vista do Paraíso morre em acidente com caminhão na PR-445

Cidade
Cascavel e região

Grave acidente entre carro, caminhão e caminhonete é registrado na BR-277 em Céu Azul

Cidade
Cascavel e região

Justiça nega pedido do MP para obrigar vacinação de crianças em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Mulher é resgatada após desmoronamento em fundo de vale no Residencial Vista Bela

Brasil
Brasil

Empresário encontrado morto no Autódromo de Interlagos tinha lesões no pescoço

Podcasts

Podcast Eleva+ Cast | EP 8 | Eletromobilidade, Inovação e Condomínios | Solel

Podcast Eleva+ Cast | EP 7 | Segurança e estrutura de gás | Gàs Seguro

Podcast Heróis e Vilões | EP 11 | PEL II | Dentro dos Muros | Michel Hildebrand

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.