Cidade

Escolas estaduais utilizam reconhecimento facial para chamadas em Londrina

12 jun 2023 às 09:25

A novidade na rede estadual de ensino une tecnologia e inovação para identificar os alunos que estão nas salas de aula. Com o sistema, implantado nas escolas estaduais desde o início do ano, as chamadas são feitas através do reconhecimento facial. 


O sistema é online, em tempo real e substitui a antiga lista com anotações manuais. No início de 2023 as escolas fizeram o cadastramento dos alunos no sistema e desde então, quando o professor entra no aplicativo Escola Paraná e fotografa a turma, a tecnologia cruza os dados e identifica quem está presente. 


A ferramenta é desenvolvida pela Celepar (Companhia de tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) e visa facilitar a rotina dentro das escolas. 


Miréa Aparecida Alves, professora da Escola Estadual Vani Ruiz Viessi, região sul de Londrina, explica que através do registro das aulas do dia, o professor acessa cada turma, habilita o celular e fotografa toda a turma, ou separa as imagens por blocos. 


Além dos professores, a tecnologia facilita a rotina dos pais, que também podem acessar o aplicativo a qualquer momento e conferir a frequência dos filhos nas aulas.