Cidade

Esquadrilha da fumaça faz show nas Cataratas do Iguaçu para homenagear Santos Dumont

04 ago 2023 às 13:22

Em 2023 o Brasil comemora os 150 anos de Santos Dumont, e a homenagem ao pai da aviação foi com acrobacias aéreas num dos mais belos cartões postais do Brasil.


Céu de brigadeiro, dia perfeito para um show aéreo. A escadaria no primeiro mirante da trilha das cataratas virou arquibancada. Teve gente que escolheu caminhar um pouco ficar em outro mirante um ângulo mais perto do rio. Já no rio iguaçu do ladinho das cataratas conseguimos no barco outro ponto de vista. O gramado na frente do hotel ficou lotado, todo mundo ansioso para ver a esquadrilha da fumaça.


O Joaquim Carlos foi pego de surpresa com o voo teste que aconteceu no dia anterior, estava trabalhando e nem sabia, pensa no susto.


A emoção foi grande quando os pilotos começaram a riscar o ceu, em manobras incríveis. Aeronaves quase cruzando de frente, pairando e rodopiando no ar. Algumas delas pareciam cair em parafuso descontroladas e logo retomavam o voo. Um espetáculo da aviação e com tantas árvores em volta cada rasante é um surpresa.


Não importa o ângulo um espetáculo inesquecível. Não poderia faltar é claro um coração para se despedir do público e também uma homenagem rabisca em fumaça ao pai da aviação. Afinal em 2023 são comemorados os 150 anos de Alberto Santos Dumont. O parque tem uma estátua dele que é um ponto turístico a parte. Ele visitou as Cataratas em 1916, algo que mudou totalmente a história da região.


Naquele mesmo ano fez uma cavalgada a curitiba, convenceu o governador do estado, conseguiu desapropriar todo o território, que no futuro viria a ser esse patrimônio imaterial da humanidade.