A Transitar falou nesta segunda-feira (19) sobre o Estacionamento Regulamentado em Cascavel, no Oeste do Paraná.
A primeira empresa colocada foi reprovada nos testes. Os técnicos acompanharam os testes por 30 dias úteis, onde foi feito um check list do que foi solicitado no edital. De 90% exigidos, ela atingiu 85%.
Uma nova empresa definida que iniciará o período de testes. Ela será convocada na quarta-feira (21) e terá 15 dias úteis para a apresentar os equipamentos e implantar o sistema a fim de iniciar os testes que serão acompanhados pela comissão técnica.
Se tudo ocorrer conforme o programado e ela for aprovada, a expectativa é que o estacionamento entre em pleno funcionamento no início de maio.
O formato é de videomonitoramento. Durante a fiscalização, os agentes precisam identificar a placa e fazer um controle em tempo real dos veículos que podem permanecer na vaga.
A autuação precisa ser feita em tempo real. Conforme informado, a operação é diferente da que ocorre com o radar, por exemplo, já que na radar as imagens são armazenadas e na sequência emitida a notificação dentro de um período legal.
O motorista pode ficar por até duas horas no local estacionado e após esse tempo deve se dirigir a outra vaga.
Se identificado que ele está no local por um tempo superior, ele será notificado. A infração é grave, com menos cinco pontos na CNH Carteira Nacional de Habilitação) e multa de R$ 195.
A presidente da Transitar reforça que essa notificação sempre aconteceu, a diferença é antes havia um tempo tempo para regularização.
A mesma regra vale para vagas especiais, sem esquecer que para ocupá-las o motorista precisa portar a credencial.