Com quase 24 horas sem chuva, a terra começa a secar nas estradas rurais de Londrina, mas o problema causado pela falta de manutenção ainda é visível em alguns pontos com barro. A situação foi crítica na segunda-feira (22), quando um forte temporal atingiu a cidade, dificultando o trânsito de veículos.
Em um vídeo gravado por moradores, é possível ver o esforço do motorista de um micro-ônibus de transporte escolar para não perder o controle do veículo. O ônibus ficou atolado e precisou ser puxado por um trator para que as crianças pudessem seguir viagem e chegar à escola.
A situação é recorrente na região da Usina Três Bocas, na zona sul de Londrina. A principal reclamação dos moradores é que estradas próximas, como a Estrada da Nada e a Estrada do Cambezinho, receberam parcialmente o moledo – um tipo de cascalho utilizado para melhorar a qualidade das vias rurais –, mas o serviço não chegou até a Estrada Shalom.
"Infelizmente, a gente se acostumou com o descaso," desabafa a produtora rural Patrícia Cortez Kimura, que espera por providências do poder público. A falta de manutenção dificulta não apenas o escoamento da safra, mas também o acesso a serviços básicos para a comunidade, como o transporte escolar e o atendimento médico.