Cidade

Estrangeiros apresentam documentos falsos para tentar nacionalização brasileira

10 mar 2023 às 13:36

Policiais federais prenderam, na tarde desta quinta-feira (09), um estrangeiro por uso de documento falso no processo de obtenção de passaporte brasileiro, no posto da Polícia Federal em Foz do Iguaçu.


O requerente, de 57 anos e nacionalidade libanesa, compareceu ao posto de passaporte para apresentação de documentação pessoal e coleta de digital, após realizar a solicitação eletrônica do passaporte. Ao analisar a documentação, os policiais desconfiaram da certidão de nascimento apresentada pelo estrangeiro, emitida por um cartório do Ceará, atestando que se tratava de um brasileiro nato, com base em uma das hipóteses constitucionais que normatiza o tema. 


Após contato com o referido cartório, o mesmo informou que não havia tal registro em seu banco de dados, confirmando a suspeita dos policiais da falsidade do documento apresentado.


Diante da confirmação do uso do documento falso no processo de obtenção do passaporte brasileiro, os policiais deram voz de prisão ao requerente estrangeiro e encaminharam-o para a Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu para a lavratura do flagrante. Ele responderá pelo crime de uso de documento falso, cuja a pena é de dois a seis anos de reclusão.


Confira mais detalhes na reportagem exibida no Jornal Tarobá 1ª Edição: