No início de novembro, o Grupo Tarobá contou a história da Júlia, que é estudante de psicologia e tem deficiência visual. O sonho dela era recolher as pessoas e ler um livro. Isso seria mais fácil com os óculos de inteligência artificial. Após uma vaquinha, liderada pelo apresentador Cid Ribeiro, o sonho foi da Júlia foi realizado.
Os óculos foram entregues em forma de surpresa para a Júlia. Quando ela ouviu a voz do Cid, não aguentou a emoção. “Nossa, eu não esperava. Fiquei muito feliz quando ouvi a voz dele”, disse a estudante.
Tudo começou quando o pai da Júlia assistiu uma matéria na TV Tarobá sobre os óculos de inteligência artificial. Ele entrou em contato para ter mais informações e conseguir um para a filha. No começo de novembro uma matéria foi gravada com ela. Graças a divulgação, os telespectadores se sensibilizaram e ajudaram na arrecadação do valor.
Altair Almeida, pai da Júlia, comemorou a conquista. “Foi excepcional a rapidez com que alcançou o valor em tempo recorde. Isso prova o quanto tem audiência no programa, tanto no período do almoço quanto no final da tarde. Estamos gratos à produção, ao Cid, que viu minha mensagem e lançou essa campanha na TV”, disse.
Quem também ficou grato e emocionado foi o apresentador. “Uma sensação única de saber que a gente consegue, com a força do Grupo Tarobá de Comunicação, ajudar as pessoas, porque o CID Ribeiro, sem a ajuda da população, não conseguiria fazer nada”, comemorou Cid Ribeiro.
Júlia nasceu prematura e teve hidrocefalia. Ainda pequena precisou colocar uma válvula na cabeça, que pressionou o nervo ótico, e aos 7 anos de idade, ela perdeu a visão. Com muita garra, ela superou todos os obstáculos e hoje estuda psicologia na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Para os pais, a filha é uma guerreira e com os óculos, vai conquistar todos os seus sonhos e objetivos.
O OrCam MyEye é um dispositivo acoplado aos óculos. Ele tem uma câmera de inteligência artificial, capaz de escanear textos, reconhecer rostos, cores, cédulas de dinheiro e transformar as informações em áudio
Os representantes da empresa fizeram questão de participar do momento e ensinar os primeiros comandos dos óculos para a Júlia. “Eu sempre falo que as tecnologias se somam. É super importante ter o Braille, é super importante ter os computadores e os celulares. O OrCam é mais uma ferramenta de inclusão que se soma aos demais”, disse Daron Sadke.