Cidade

Estudantes lideram reflorestamento no Lago Cabrinha em Londrina

28 ago 2025 às 11:24

O Marista Escola Social Irmão Acácio, por meio do projeto Queimada Zero, lançou uma iniciativa de reflorestamento no fundo de vale do Lago Cabrinha, em Londrina-PR, em resposta aos impactos das queimadas de 2024. A ação leva os estudantes a práticas de ciências e biologia na região.



O foco é a recuperação da nascente e das áreas assoreadas, que enfrentam problemas como uso da nascente como depósito de lixo e baixo volume de água no lago, agravado por vazamento desde 2023. Na primeira fase, os estudantes plantaram 50 árvores frutíferas, como goiabeiras e pitangueiras, resistentes ao ambiente local.



A professora Mariana Grotti, coordenadora do projeto, afirma que o objetivo é promover a restauração ecológica, sensibilizar a comunidade sobre a preservação ambiental e contribuir para mitigar os efeitos das queimadas urbanas.



O projeto é dividido em três etapas:


  1. Educação ambiental integrada ao currículo, aproximando estudantes de temas de sustentabilidade.

  2. Visitas do ensino médio a casas e comércios próximos ao lago, engajando a comunidade, monitoradas via aplicativo Life 360º.

  3. Em 9 de outubro, será realizada a segunda etapa de reflorestamento, com plantio de 500 mudas de árvores, plantas herbáceas e frutíferas nativas da Mata Atlântica, doadas por Secretaria Municipal do Ambiente, Flora Londrina e LABRE/UEL.


Espera-se que o reflorestamento melhore a qualidade da água, reduza erosão e assoreamento, aumente a biodiversidade e sirva como modelo de sustentabilidade urbana replicável em outras áreas degradadas.



O Queimada Zero será apresentado na Conferência Marista do Clima, paralela à COP30, em Belém-PA, com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da UTFPR - Campus Londrina, parceiros técnicos e institucionais do projeto.