Cidade

Estudantes realizam simulação de acidente com direito a helicóptero na UEL

15 fev 2025 às 14:51

A simulação envolveu um acidente entre um carro e um ônibus, com cerca de 24 vítimas. O objetivo era preparar estudantes da área da saúde, como os de medicina e enfermagem, para situações críticas.


O "acidente" ocorreu na rotatória do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) e mobilizou uma grande operação, com a presença do Corpo de Bombeiros, ambulâncias e até mesmo o helicóptero do SAMU. Outro destaque foi a atuação dos participantes que interpretaram as vítimas, simulando gritos e reações de choque.


A simulação foi organizada pela Liga Acadêmica de Traumas da Universidade Estadual de Londrina. Stephani Nascimento, presidente da liga, explicou que a atividade estava sendo preparada há mais de um mês e meio, com o apoio e a participação do Corpo de Bombeiros, SAMU, SIATE e até da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná. Ela ainda mencionou que a simulação foi o último passo de um evento de quatro dias, com palestras teóricas e workshops voltados para esse tipo de situação.


Durante a dinâmica, os estudantes se revezavam no atendimento aos "feridos", e agora receberão feedback dos profissionais do SAMU, SIATE e médicos que acompanharam a simulação, para avaliar se estavam agindo corretamente.