Cidade

Padre Esvildo Pelucchi, da EPESMEL, morre em Londrina após complicações de saúde

09 fev 2026 às 07:24

Morreu, na manhã do último domingo (08), o Padre Esvildo Valentino Pelucchi. Diretor financeiro e ex-diretor geral da EPESMEL, o sacerdote morreu após complicações de saúde decorrentes de intervenções cirúrgicas recentes.


O velório será realizado nesta segunda-feira (09), a partir das 9h, na sede da instituição, localizada na Avenida Angelina Ricci Vezozzo, 85, no Parque das Indústrias Leves. A missa de corpo presente está marcada para as 15h, seguida das homenagens finais.


Natural de Bérgamo, na Itália, Pe. Esvildo consolidou sua trajetória em Londrina a partir de 1986, após anos de formação entre o Brasil e a Europa. À frente da EPESMEL, onde foi o 7º diretor geral, teve papel decisivo na expansão de projetos que hoje atendem mais de 1.800 jovens nas áreas de educação, cultura e qualificação profissional.


Recentemente, sua atuação foi marcante na assinatura de parcerias com o Governo do Estado e na consolidação de Londrina como um centro internacional de formação teológica da congregação, reforçando o caráter global de sua missão espiritual e administrativa.


Além das funções administrativas, o sacerdote era reconhecido pelo carisma e pela aplicação da “educação do coração”, princípio da espiritualidade josefina que o mantinha próximo dos educandos. Conhecido pelo sorriso fácil e pela paixão pelo futebol, Pelucchi também colaborou na construção da Capela Nossa Senhora do Amparo, deixando sua marca na infraestrutura pastoral da cidade.


Em nota oficial, a EPESMEL decretou luto e suspendeu as atividades nesta segunda-feira, destacando o legado de um homem que, segundo a instituição, “fortaleceu esperanças e deixou marcas profundas em todos que tiveram o privilégio de conviver com ele”.