Cidade

Evento possibilita visualização de eclipse solar em Londrina nesta quarta-feira

02 out 2024 às 10:35

Na tarde desta quarta-feira (02) de outubro, um eclipse solar anular será visível nas regiões sul e sudeste do Brasil.


No fenômeno, a Lua se coloca entre a Terra e o Sol, encobrindo-o, formando um anel. No brasil, o eclipse poderá ser visto parcialmente; apenas o sul da Argentina e do Chile poderão acompanhar o fenômeno em sua totalidade. 


De acordo com o Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina), quanto mais ao norte, menor será o percentual do Sol que será encoberto pela Lua no céu.


Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Lua irá obstruir cerca de 27% do disco solar. Em Curitiba, esse percentual já cai para menos de 15%. Já em Londrina, o eclipse irá obscurecer quase 10% do disco solar.


Observar o fenômeno pode ser perigoso e especialistas indicam uma opção de baixo custo: filtros de máscara de soldador, que podem ser encontrados em lojas de ferramentas. Segundo o Gedal, é preciso utilizar o filtro nº 14 (o mais forte).


Para acompanhar esse eclipse, o grupo estará na Praça Nishinimiya, em frente ao Aeroporto de Londrina, com telescópios especialmente adaptados para a observação segura do eclipse, e também diversos filtros para a observação direta.  


O eclipse, em Londrina, terá início às 16:54, com seu máximo (com cerca de 10% de obscurecimento do Sol) às 17:40 e se encerrando às 18:26, já com o Sol abaixo da linha do horizonte.