Natural de Jataizinho, norte do Paraná, Nell Carmo é considerado hoje um dos cabeleireiros mais premiados do Brasil. Referência em corte Chanel e com quase 6 milhões de seguidores nas redes sociais, ele foi uma das principais atrações do Percepções – Nossas Origens, realizado pela primeira vez em Londrina, nesta segunda-feira (17). Voltado para o mercado da beleza, o evento reuniu cerca de 130 profissionais de todo o Brasil, no Espaço Alpha Prime, para um dia de imersão em técnicas de corte e gestão profissional dos salões, com foco em inovação, sustentabilidade e experiência do cliente.
Promovido pela empresa londrinense Papel Para Mechas, com apoio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e MF Beauty, e patrocínio da Audi Londrina e Cresol, o evento contou com workshops dos hairstylists Nayara Bezerra, Nell Carmo, Ricky Moica, Nill Vale e Fabiane Chagas, atração internacional. Juntos, os profissionais somam mais de 10 milhões de fãs nas redes sociais. Além de técnicas de corte e descoloração, o encontro trouxe um painel para contar a trajetória de sucesso de cabeleireiros na gestão dos seus salões. Entre os participantes estiveram Lincoln Tramontini, de Londrina, e Murilo Galindo, de Rolândia.
O CEO da Papel Para Mechas, Lucas Olivetti, confessa já ter recebido propostas para levar sua indústria para outras cidades, mas é pé-vermelho com orgulho e leva o nome de Londrina para o mundo com um produto inovador desenvolvido com tecnologia 100% local. Segundo ele, a empresa, que hoje já exporta para 20 países, considera fundamental investir em educação, especialmente por trabalhar com inovação, um papel que foi criado para eliminar o uso do alumínio nos salões. “A gente só consegue quebrar essa barreira cultural com educação, precisamos reeducar o mercado para gerar demanda para o nosso produto”, declara.
Mais do que a venda, Olivetti conta que tem como missão mostrar aos cabeleireiros do mundo todo que já existe no mercado um produto tecnológico e sustentável, compatível com os cosméticos utilizados nos cabelos e que é reutilizável e descartável. Desde que lançou o produto no mercado, com tecnologias validadas por institutos de pesquisas de alto nível, a empresa londrinense já contribuiu para a redução do impacto de 3 milhões de quilos de alumínio no meio ambiente.
O presidente da Codel, Paulo Henrique Ferreira, que esteve no evento, diz que a cidade tem empresas relevantes no segmento da beleza e o município tem oferecido apoio para que elas conquistem espaço nacional e global. “É uma indústria de consumo que tem recorrência e que se renova muito rápido. Reconhecemos esse movimento e trabalhamos para trazer cada vez mais players para a composição dessa cadeia na nossa cidade”, destaca.
Para o consultor do Sebrae/PR, Heverson Feliciano, um evento como esse mostra a importância do mercado da beleza para Londrina. Ele afirma que os setores da economia mostram sua força através de um grande evento e que já existe uma articulação na cidade para fomentar a realização de um grande encontro anual da beleza, que envolva indústrias e prestadores de serviços. “O Brasil é um país que investe muito nessa área, que dificilmente é afetada pelas crises. É um dos segmentos que está sempre muito bem posicionado e considerado estratégico para uma cidade que quer ser desenvolvida”, analisa Feliciano.
Retorno às origens
Assim como o Percepções, que foi realizado pela primeira vez em Londrina, retornando às suas origens, após edições em São Paulo (SP), Madrid, na Espanha, e em Goiânia (GO), uma das principais atrações do evento, Nell Carmo, também celebrou o retorno à região onde cresceu. Antes de se tornar um cabeleireiro de sucesso, ele trabalhou como açougueiro. Foi apresentado à profissão por uma esteticista e começou do zero, sem estudo. Apaixonou-se pelo novo ofício e com foco, objetivo e disciplina, alcançou o reconhecimento que tem hoje na carreira.
Para Nell Carmo, a inovação e a sustentabilidade vão nortear a gestão salões no presente e no futuro e fazer a substituição do alumínio, metal poluente e incompatível com os produtos descolorantes, é o primeiro passo, assim como dar preferência ao uso de cosméticos orgânicos e que não são testados em animais. “É preciso se conscientizar que o alumínio não faz bem para o cabelo e não pode mais fazer parte da rotina do profissional da beleza. O uso do papel para mechas aumentou a rentabilidade do produto, trouxe mais clareza na hora de clarear as mechas e mais segurança no processo. Quando se une resultado, tecnologia e qualidade profissional, quem ganha é a cliente”, pontua.
Pesquisa e Inovação
Franciane de Almeida Brehm Goulart, pesquisadora do Instituto Senai de Inovação e Eletroquímica, em Curitiba, conduz um novo projeto com a empresa londrinense desde maio de 2024, para o desenvolvimento de novas tecnologias, com foco em sustentabilidade e inovação, que poderão ser aplicadas nos produtos do portfólio e nos que ainda serão lançados. O trabalho é feito em parceria com o Instituto Senai de Tecnologia em Papel e Celulose, de Telêmaco Borba. “É um diferencial competitivo importante para o mercado nacional, mas principalmente para o internacional, onde há uma busca maior por produtos sustentáveis e mais seguros”, informa.