Cidade

Ex-fumante, apresentador Ivan Luiz relata como venceu o vício do cigarro eletrônico

08 jul 2025 às 12:34

Um rosto conhecido da televisão resolveu abrir um capítulo delicado da própria vida para lançar luz sobre um problema silencioso, crônico e cada vez mais comum: a dependência do cigarro eletrônico. Ivan Luiz, apresentador do Jornal Tarobá e comunicador de longa data, compartilhou sua história para mostrar como o vício no pod se instalou sorrateiramente e como, com força e apoio da família, ele conseguiu se libertar.


Ivan contou à parceira de apresentação que o vício começou com a falsa promessa de praticidade, sabores agradáveis e uma ideia distorcida de que o cigarro eletrônico seria menos prejudicial. Mas a realidade logo se impôs: a saúde começou a dar sinais de alerta, e o apelo dos filhos foi o empurrão que ele precisava para largar o vício.


A experiência do apresentador escancara um cenário preocupante. Embora proibido no Brasil, o cigarro eletrônico se popularizou, especialmente entre os mais jovens, e vem sendo tratado com normalidade social. Autoridades de saúde alertam para os riscos: bronquiolite, bronquite crônica, infecções respiratórias e uma série de outros problemas podem surgir com o uso contínuo desses dispositivos, ainda mais graves quando o usuário é adolescente ou jovem.


Hoje, Ivan é exemplo de superação. Depois de muitos “dias de luta”, como ele mesmo define, vive uma fase de glória pessoal, livre do vício e disposto a alertar outras pessoas sobre os perigos disfarçados nas nuvens coloridas dos vapes.