Cidade

Exposição “Liberdade”, de Rose Orth, celebra superação e poder transformador da arte

01 set 2025 às 23:00

A exposição “Liberdade”, da artista Rose Orth, é um encontro com a força da superação e o poder transformador da arte. A mostra reúne 26 obras em acrílico sobre tela, resultado de mais de dez anos de dedicação e aperfeiçoamento.


“A Rose manifesta um sinal de humildade ao compartilhar os dons e talentos que Deus lhe deu. Apesar das dificuldades e dos seus limites, ela não guardou dentro de si essa expressão da inteligência e da imaginação”, disse o prefeito Renato Silva.


Renato Silva ainda destacou que o papel do município é inserir todas as pessoas para que todos possam viver em paz e fazer aquilo que sabem.


Rose Orth, vítima de poliomielite e sem movimentos nos braços, pinta com a boca. Sua arte é um verdadeiro manifesto de liberdade, expressão e profundidade.


“Desde que eu era pequena, me impressionava o pôr do sol; isso sempre me chamou muito a atenção. No ano de 2000, entrei para a Associação Internacional de Pintores com a Boca e com os Pés e aí sim comecei a estudar, mas antes disso já era autodidata e já fazia exposições”, declarou Rose Orth.

A artista também afirmou que o contato com outros pintores e seus estudos fizeram com que ela aprimorasse ainda mais sua arte.


A exposição é um chamado à reflexão sobre os limites e o potencial humano. Aberta até o dia 3 de outubro, com entrada gratuita no Teatro Sefrin Filho, oferece ao público a oportunidade de conhecer de perto uma história de vida que inspira, toca e transforma.


A secretária de Comunicação, Beth Leal, disse que a exposição traz uma reflexão importante, convidando as pessoas a entenderem que, independentemente das limitações, todos podem expressar o que sentem.