Cidade

Exposição ‘Margens de Si’ de Gabriela Queiroz abre no museu de Arte de Cascavel

05 nov 2024 às 17:14

A artista cascavelense Gabriela Queiroz inaugura sua primeira exposição individual, Margens de Si, neste sábado, 9 de novembro, às 15h30, no Museu de Arte de Cascavel (MAC). 


A mostra apresenta um conjunto expressivo de 45 obras com 78 peças produzidas entre 2005 e 2024, combinando técnicas de litografia, calcografia e videoarte para explorar temas como autorretrato e resistência. 


A exposição, que estará disponível para visitação até janeiro de 2025, é gratuita e oferece agendamentos para visitas guiadas, especialmente voltadas a grupos e estudantes.


Com curadoria de Antonio C. Machado, Margens de Si apresenta uma fusão entre o grafismo tradicional e o contemporâneo, refletindo a pesquisa de Queiroz sobre o autorretrato como um meio de autoconhecimento e questionamento pessoal. "Quantas vezes é necessário repetir para se reinventar?", provoca a artista em um dos textos que acompanham a exposição.


A programação inclui também três oficinas gratuitas de gravura para escolas públicas e uma série de palestras ministradas pela professora Sandra Favero, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A primeira palestra, intitulada “Do percurso artístico na gravura contemporânea ao encontro com o autorretrato e as escritas de si”, será realizada online no dia 12 de novembro, às 19h30, com inscrições abertas pelo perfil @margensdesi no Instagram.


A proposta de Queiroz foi selecionada pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) e recebe o apoio da Copel e da Secretaria de Cultura de Cascavel. Após Cascavel, a exposição seguirá para Maringá e Curitiba ao longo de 2024 e 2025.