Cidade

Falta de acessibilidade causa problemas na distribuição do leite

15 nov 2023 às 13:16

A reportagem da TV Tarobá foi acionada para mostrar a distribuição do programa Leite das Crianças no Bairro Interlagos. A demanda aumentou e condição para quem recebe o leite está bem precária.


Por volta das 7 da manhã a fila já era grande. E foi só aumentando. Essas pessoas foram buscar o leite no colégio Interlagos. O leite é distribuído de maneira gratuita.


Mas no caso do Interlagos, a demanda ficou maior. A Ivete explicou que há duas semanas foram direcionadas para receber o leite no Colégio Interlagos. Antes, ela recebia na Escola Vaz de Lima. Como o espaço vai entrar em reforma a distribuição foi interrompida.


Mas o aumento da fila não é o único problema. As pessoas aguardam o leite bem ao lado desse mato alto. E o local não é coberto.


Sobre o caso, o NRE emitiu uma nota:

O Programa Leite das Crianças (PLC) é um auxiliar no combate à desnutrição infantil, por meio da distribuição gratuita e diária de um litro de leite a crianças de seis a 36 meses, pertencentes a famílias cuja renda por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo regional.


É executado pelas Secretarias de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), da Saúde, do Trabalho e Desenvolvimento Social e da Educação, sendo o Cadastro dos beneficiários, realizado pelo CRAS de Cascavel.


É um Programa do Governo Estadual que tem pontos de entrega nas redes estadual e municipal, para que o leite seja entregue nos pontos, com o objetivo de facilitar o acesso ao benefício às famílias do Bairro, munícipes em situação de vulnerabilidade.


Quanto ao local de entrega, cada região define pelos pontos que têm disponíveis e em diálogo entre a SEAB e o NRE (no caso das instituições da rede estadual).


O Colégio Estadual Jardim Interlagos está realizando a entrega do leite para as famílias não ficarem sem o benefício e por ser o Colégio mais próximo para auxiliar, neste momento, em que a escola municipal está em reforma e não ter como realizar a distribuição. Isso provisoriamente, até a conclusão das obras na unidade escolar municipal.