A falta de energia atrapalhou os atendimentos que aconteciam na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Ouro Branco, na zona sul de Londrina, durante esta segunda-feira (22). A unidade é referência no tratamento da dengue.
Com a queda de energia, lâmpadas, ventiladores e computadores estavam desligados, mostrando que o sistema não funcionava. Além disso, a falta de internet atrapalhava no envio de pedidos de exames, ou verificação dos resultados.
Pacientes que procuraram a unidade sofreram com a espera e tiveram que aguardar no escuro. Para fazer o cadastro dos pacientes, os servidores usavam canetas e mesmo com as dificuldades, conseguiam atender algumas pessoas.
O Secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, disse que a Copel não avisou direção da unidade sobre o corte no fornecimento de luz, pois galhos caíram sobre a fiação elétrica.
O secretário informou ainda que vacinas e outros medicamentos que necessitam de refrigeração não iriam estragar, pois todas as unidades de saúde de Londrina são equipadas com geladeiras especiais.
No fim da tarde desta segunda-feira (22), a energia foi reestabelecida.