Frequentado por centenas de pessoas diariamente, o Lago Municipal de Cascavel enfrenta um problema que tem gerado preocupação entre os visitantes: a falta de iluminação na pista de caminhada. O cenário escuro tem afastado quem costuma praticar atividades físicas nas primeiras horas do dia ou no início da noite, períodos em que a visibilidade no local é praticamente nula.
A estrutura de postes está presente ao longo do percurso, mas, segundo frequentadores, praticamente todas as lâmpadas estão queimadas. A situação tem feito com que pessoas utilizem lanternas de celular para caminhar com mais segurança e evitar quedas. “Está tudo muito escuro, a gente só enxerga com lanterna. É perigoso”, comentou uma usuária do parque. Há também relatos de pessoas que foram pegas de surpresa e se assustaram com a escuridão ao chegar ao local.
Diante da insegurança, muitos têm optado por caminhar em grupo, buscando uma sensação maior de proteção. Os usuários cobram mais atenção do poder público com a iluminação e segurança do espaço, que é um dos principais cartões-postais de Cascavel.
Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) informou que a pista foi alvo de vandalismo na madrugada de sábado (31) para domingo (1º). Criminosos furtaram cabos de energia, o que comprometeu o funcionamento do sistema de iluminação em parte da pista. A secretaria está levantando os prejuízos para realizar os reparos nos próximos dias.
A SEMA classificou o ato como um desrespeito ao patrimônio público e pede a colaboração da população com denúncias que possam ajudar a identificar os responsáveis. Informações podem ser repassadas de forma anônima pelo telefone 153, da Guarda Municipal.