A falta de exames de ultrassom em Londrina faz com que gestantes procurem à rede particular. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o município não tem profissionais especialistas e a pasta não consegue a contratação de outras empresas para fazer o exame médico.
Segundo a Tabela SUS, o exame custa R$24,20, mas muitas vezes o valor não é atendido pela rede privada. Gabrielly Arcas Cotrim, de 26 anos, está grávida de seis meses e, por conta da falta de atendimento da rede pública, já desembolsou cerca de R$800,00 com exames particulares.
“Faço acompanhamento pelo SUS, mas não consegui nenhum ultrassom pela rede pública. As filas são gigantes e toda ultrassonografia devem ser feitas nos períodos corretos. Parece que os médicos não querem pedir ou demoram para pedir, sabendo das filas e que as mães não vão conseguir o ultrassom pelo SUS”, explicou.
Doulas procuraram o Ministério Público pedindo providências em relação ao caso e foram informadas que o MP deve notificar a secretaria de saúde. O problema, segundo a SMS, ainda não tem data para ser resolvido.