Uma idosa de 67 anos tem preocupado familiares e vizinhos por sua situação de risco. Ela mora sozinha no Jardim Bancáios, região central de Londrina. Além de não tem o que comer, está há meses com a mesma roupa.
A casa onde a senhora vive é de seu cunhado. O sobrinho dela contou que a tia já trabalhou como comissária de bordo, mas teve a vida destruída pelo vício de álcool drogas há mais de quarenta anos. A família já tentou interná-la, mas ela fugia.
Um dos vizinhos relatou à nossa equipe de reportagem que tentou por diversas vezes ajudar a mulher para que ela se cuidasse, mas ela rejeita. A preocupação dos moradores é que ela não está pagando as contas da casa, embora receba dinheiro da aposentadora.
A secretaria de assistência social tomou conhecimento da situação pelo disque idoso. Técnicos visitaram os vizinhos e tentaram contato com a idosa, que não recebeu os profissionais. A família chegou a pedir a reintegração de posse do imóvel, que acabou não sendo executada porque a mulher não teria onde ficar.
O sobrinho lamenta a situação da tia, e faz um apelo ao poder público. "É muito triste. Nós precisamos da ajuda do poder público, por que ela é uma pessoa idosa, extremamente vulnerável. Infelizmente, viciada. E nós não temos mais o que fazer, nós não temos condições de fazer mais por ela. Nós já tentamos tudo que estava ao nosso alcance. Gostaria muito que a secretaria do idoso cuidasse dela, e que colocassem políticas públicas de prevenção do uso de entorpecentes e abuso de álcool na terceira idade”.