Com o objetivo de prestar o acolhimento a idosos e adultos com deficiência que, por alguma razão, tiveram seus direitos violados, seja por violência, negligência ou abandono, o programa Cascavel Caridoso segue com inscrições abertas para novas famílias acolhedoras.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (45) 99133-3396 ou diretamente na sede do programa, que fica na Rua Valdemar Bonn, nº 155, no Coqueiral, até o dia 21 de junho. As famílias selecionadas passarão por capacitação nos dias 26 e 27 de junho, das 13h30 às 17h, na sede.
Para ser família acolhedora é necessário que o responsável seja maior que 21 anos, apresente as certidões de antecedentes criminais de todas as pessoas que residem consigo e participe da capacitação. Após essa etapa, a família passa por avaliação psicossocial para estar apta a realizar o acolhimento.
Atualmente, 29 pessoas estão acolhidas em Cascavel, entre idosos e pessoas com deficiência, em 22 famílias acolhedoras.
Para realizar o acolhimento, a bolsa-auxílio à família acolhedora varia de acordo com o grau de dependência do acolhido, podendo chegar a R$ 2.546,00. Apesar do benefício, que é destinado aos cuidados com o acolhido, o objetivo do programa é a garantia da convivência familiar e comunitária e o cuidado individualizado aos acolhidos.
As famílias acolhedoras recebem apoio e acompanhamento de equipe técnica do Programa, formada por psicólogos e assistentes sociais.