Promessas do esporte paranaense começam a chegar em Londrina e ficarão por aqui pelas próximas semanas. A cidade será sede da fase final dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), evento organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e da Secretaria de Educação, em parceria com as federações desportivas, Fundação do Esporte de Londrina e a Prefeitura de Londrina. A estimativa da organização é que mais de dois mil atletas e membros de comissões técnicas se hospedem em Londrina e movimentem o comércio gastronômico local.
Após as disputas das fases regional e macrorregional, a fase final dos Jojup’s será dividida em duas etapas. A primeira terá início na próxima sexta-feira, 29 de setembro, e segue até domingo, 1º de outubro. A segunda etapa, que vai definir os campeões, será de 19 a 22 de outubro. A competição prevê participações para atletas com até 17 anos de idade.
O presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Marcelo Oguido, que já foi técnico da Seleção Brasileira de Karatê, comenta que um evento como este trás uma série de benefícios para a cidade. “Além do óbvio, que é o benefício esportivo, onde atletas de todo o estado competem, ele também incentiva crianças e adolescentes a conhecer esportes que muitas vezes eles não tem acesso. A paixão por esportes precisa ser sempre alimentada pois eles ensinam disciplina, competividade e contribui com o amadurecimento deles como cidadãos. E há também o benefício econômico, como podemos notar na cidade, com a movimentação de vários setores da economia, em especial o de alimentação, hotelaria, e transportes”, disse Oguido.
Atualmente, grande parte dos hotéis integra o quadro de associados do Sindhotéis Londrina, sindicato patronal que representa os empresários dos setores hoteleiro e gastronômico no norte paranaense. Um dos estabelecimentos de hospedagem que terá movimentação intensa é o Golden Blue Hotel, que possui 190 leitos distribuídos em 88 apartamentos.
“Para os Jogos da Juventude do Paraná, tivemos uma procura para hospedar dois grupos de 65 pessoas, cada, mas devido nossa ocupação prévia, nós conseguimos acomodar um destes grupos, composto pelos árbitros da competição. A maioria das hospedagens dos Jojup’s terá permanência de três a quatro dias, maior que a média do nosso hóspede habitual. Na quinta-feira (28), que é o dia da chegada do nosso grupo, já estamos com 100% de ocupação”, diz Helen Mendonça Orsi, gerente geral do Golden Blue Hotel, localizado nas proximidades do Ginásio de Esportes Moringão.
Segundo o prefeito Marcelo Belinati, a indústria de eventos é um dos setores da economia que a cidade sempre tratou com carinho. “Um evento como este valoriza a imagem da cidade, que hoje já é considerada uma das melhores do país para se investir. Londrina sempre foi acolhedora e estamos demonstrando isso mais uma vez. Estão todos de parabéns”, disse Marcelo Belinati.
A expectativa com a fase final dos Jogos da Juventude do Paraná é também de uma grande movimentação do setor gastronômico, já que nos períodos após as disputas dos jogos é comum os atletas buscarem entretenimento em restaurantes, sorveterias, lanchonetes e estabelecimentos alimentícios similares.
“Devido à forte onda de calor que estamos passando em Londrina, é grande a expectativa de venda intensa de produtos como água, suco e sorvete para os jovens atletas. As lanchonetes devem ter uma movimentação maior nos finais de semana devido ao tipo de entretenimento que este público busca. Além disso, equipe técnica e organizadores da competição devem movimentar mais o setor de restaurantes da cidade”, diz o diretor do Sindhotéis Londrina, Guilherme Simões.