A FECET – Feira de Ciência e Tecnologia, que teve início no dia 28, segue até este sábado (30), no Centro de Eventos de Cascavel. A feira já se consolidou como um dos principais eventos de inovação do Brasil, reunindo projetos de diversas áreas e estimulando a pesquisa desde os primeiros anos escolares.
Luiz Eduardo, coordenador geral da MOSTRATEC Liberato, considerada a maior feira de ciência da América Latina na modalidade pré-universitária, esteve presente no evento e destacou: "Destacar um pouquinho a importância da ciência e da pesquisa dessas crianças e jovens, desenvolverem a ciência num país que está precisando cada vez mais de novas ideias, novas alternativas, e, na qualidade de coordenador geral da Mostratec Liberato, que hoje é considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina na modalidade pré-universitária, porque antigamente só se ouvia falar em pesquisa nas universidades."
Segundo Luiz Eduardo, a FECET é fundamental, porque ela comprova que é possível fazer ciência e desenvolver pesquisa desde criança.
Um dos destaques desta edição é Lucas, que participa da FECET desde sua primeira edição. Neste ano, ele apresentou um projeto inovador voltado ao monitoramento de saúde, com potencial para transformar a rotina de cuidados médicos. Ele explica: "O meu projeto é basicamente um bracelete que consegue captar todos os sinais vitais de um paciente em internação domiciliar e, assim, enviar todos esses sinais vitais direto para o Instituto de Interação Domiciliar, para que lá a equipe médica do instituto consiga realizar um diagnóstico e um monitoramento contínuo do paciente, sem precisar ficar se deslocando de casa para casa."
Maycon Lourenço, organizador da FECET, diz que a população de Cascavel abraçou a causa da ciência e tecnologia.