Cidade

Festival de corais começa nesta segunda-feira no Cine Teatro Ouro Verde, em Londrina

28 out 2024 às 11:03

O Festival Unicanto de Corais, um dos mais tradicionais eventos do canto coral nacional, começa nesta segunda-feira (28) e vai até o dia 2 de novembro, Finados. Esta edição, a 27ª, tem como palco o  Cine Teatro Universitário Ouro Verde (Rua Maranhão, 85/Londrina), com a participação de cerca de 400 coralistas e instrumentistas. 


Pelo palco, passarão 16 corais, com os concertos iniciando às 20h e no saguão do teatro, espetáculos de Árias Líricas acontecendo pouco antes, às 19h30. São seis dias de festival, com quatro ou cinco corais por noite, em uma sequência de performances. Os corais são de Londrina e região, de Santa Catarina, do Maranhão e de Bruxelas (Bélgica). 


O acesso ao Festival Unicanto no teatro será gratuito, respeitando a capacidade de lotação do espaço, mas será necessária a retirada de ingressos, que serão distribuídos a partir das 14h, todos os dias na bilheteria do T. Ouro Verde. O 27º Festival Unicanto de Corais é organizado pela Associação Coral Unicanto de Londrina, tem como diretor artístico, o maestro José Mário Tomal e a coordenação de Marli TomaL. 





O Lírico e o Litúrgico


As noites do Festival – de segunda a sexta - contarão com o espetáculo de Árias de Óperas conhecidas do público, de compositores consagrados, antes dos concertos oficiais. Os solistas serão integrantes dos corais, que se apresentarão no saguão do teatro, acompanhados por pianistas. O início do espetáculo é sempre às 19h30. O espetáculo lírico só não será realizado no dia 2. Estas apresentações já se tornaram parte do evento e acontecem há pelo menos sete anos.


Para a sexta-feira, 1º de novembro, a direção do Festival Unicanto preparou uma palestra, com debate e mesa redonda sobre o tema “O Canto Coral, Hoje”. O evento inicia às 9h30, na Casa de Encontros e Retiro Emaús (Rua: Domingos Massaruti – B. Esperança). A palestra é dirigida a maestros, coralistas e aberta ao público.


No sábado, 02 de novembro, Finados, como já é tradição no último dia do festival, será realizada uma Celebração Litúrgica, às 10h, na Catedral Metropolitana de Londrina. A Missa contará com a participação da maioria dos corais que se apresentarão no evento, formando um grande coro de pelo menos 150 vozes.




Abertura e programação


O repertório, que o público vai ouvir na 27ª edição do Festival Unicanto de Corais, será bastante diversificado, com cada coral apresentando três músicas de livre escolha, indo da MPB, passando por folclore nacional e internacional, clássicos da música internacional e nacional, spirit, gospel, a música erudita.


No dia 28, segunda, a abertura será especial com o Concerto Comemorativo dos 40 anos do Coral Unicanto, grupo que faz parte da Associação organizadora do festival. Orquestra, coral e solistas se apresentam sob a regência do maestro José Mário Tomal. A terça, 29 começa com o Coral da Casa do Bom Menino de Arapongas, do projeto crescer (regência: Caroline Leal Leite Passos); seguido do Coral Filhos da Pauta, de Londrina (regência: Miriam Hosokawa); depois se apresenta o Coral Infantil Pequenos em Fá, de Pedrinhas Paulista/SP (regência: Rafael Tulli) e fecha com o show do coral de Bruxelas (Bélgica), Mélopée Choeur de Filles (Regência: Ronan Verbeeren).


A terceira noite do evento, quarta, dia 30, contará com: Coro da ACEL,Londrina (regência: Miriam Hosokawa); Coral do Sinpro, Londrina (regência: Ana Paula Miqueletti); Grupo Chorus, Londrina (regência: Tânia Silveira); Coral Cocamar, Maringá, (regência: Regina Lopes), fechando com o show de MPB, do Grupo Vocal Entre Nós, de Londrina, (regência: Monique Kodama). A quinta, dia 31, terá o Coral da Copel de Londrina (regência: Marcelo Telles); Coral Em Canto, de Ibiporã (regência: Domingos Teixeira dos Santos); Coral Unicesumar, Maringá (regência: Marcus Geandré) e fecha a noite com o show “Nordeste Em Cantos”, do Coral São João, de São Luíz, do Maranhão (regência: Fernando Mouchrek).


No dia 1º, sábado, a programação será o Grupo Vocal da Câmara de Londrina, (regência: José Mário Tomal); Coral Madre Leônia Milito, Londrina, (regência: Carla Nishimura); Coral Sol Maior, de Colorado/PR, (regência: Susane Zanardi); Associação Coral de Içara, Santa Catarina, (regência: Reinaldo Hoepers) e Coral da Igreja Presbiteriana Central de Londrina, (regência: Eron dos Santos). E o último dia do evento, sábado, dia 2 de novembro, sobem ao palco do Teatro Ouro Verde, os grupos: Coral Unicanto de Londrina (regência, maestro José Mário Tomal); Mélopée Choeur de Filles, da Bélgica, (Regência: Ronan Verbeeren); Associação Coral de Içara, Santa Catarina, (regência: Reinaldo Hoepers); Cobra Coral, de Maringá, (regência: Marcus Geandré) e Coral São João, de São Luíz/MA, (regência: Fernando elias Mouchrek).


Programação paralela


Dia 30/10, quarta- 14h. Coral Mélopée Choeur de Filles, da Bélgica se  apresenta na Casa do Bom Menino/ Projeto Crescer, em Arapongas.


Dia 31/10, quinta – 8h. Coral da Bégica. Apresentação na empresa PB Lopes.


Dia 01/11, sexta – 8h. Coral São João do Maranhão. Empresa PB Lopes.


Dia 01/11, sexta – 15h. Associação Coral de Içara (SC), Santa Casa de Londrina.